COLUNA PALAVRA E VIDA com o padre Amarildo Luciano – EFATÁ!

COLUNA PALAVRA E VIDA com o padre Amarildo Luciano – EFATÁ!

6 de setembro de 2021 0 Por redação

EFATÁ!

Caminhando para Jerusalém, Jesus encontra um surdo-mudo no seu caminho. Durante a sua vida pública, Jesus cura muitas pessoas e mostra a todos o amor de Deus por meio de milagres de curas.
No episódio do surdo-mudo, Jesus se afasta da multidão com o homem, toca em seus ouvidos e com a saliva toca à língua do homem e diz: “Efatá”, que quer dizer “abre-te”. Imediatamente, os seus ouvidos se abriram e a sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.

Esse homem, além de não poder ouvir e falar das coisas do mundo, também não podia de igual modo ouvir Deus falar com ele. E não podia falar das coisas de Deus, ele queria encontrar com Jesus e falar com ele, mas não podia, pois falava com dificuldade e não ouvia. Por isso, levam ele até Jesus e Jesus ao tocar nele diz “Efatá” que quer dizer “abre-te”, ou seja, a partir daquele momento ele poderia ouvir Deus falar com ele e do mesmo modo poderia anunciar as maravilhas de Deus.

Por vezes, somos surdos e mudos para as coisas de Deus e não escutamos Ele falar conosco e com isso não o anunciamos para as pessoas. Desde o nosso batismo, somos chamados a sermos discípulos e missionários do Senhor, ouvindo o que Ele tem a nos dizer e transmitindo o seu amor para as pessoas.
Muitas vezes, por não ouvir Deus em nosso coração, nos desviamos por caminhos tortuosos e acabamos nos afastando d’Ele. Quando percebemos, já estamos no fundo do poço e precisamos que alguém nos conduza novamente a Deus.

Em tempos de intolerância, de falta de diálogo, o apelo é para escutemos a voz de Deus, a sua Palavra, e os gritos de quem pede socorro. Que não sejamos surdos aos gritos de quem reclama auxílio, vida, saúde, educação, moradia e alimentação.

Padre Amarildo Luciano CSsR – Vice-Provincial Redentorista, comunicador e mestrando em teologia