No Dia Mundial da Saúde, ginecologista chama atenção para os cuidados com a prevenção

No Dia Mundial da Saúde, ginecologista chama atenção para os cuidados com a prevenção

8 de abril de 2021 0 Por redação


 Nesta quarta-feira (07), Dia Mundial da Saúde, a ginecologista e coordenadora adjunta do curso de Medicina do Centro Universitário Fametro, Maria Eugênia Lins Catunda, chama a atenção para a importância dos cuidados com a prevenção nas mulheres, para que possam manter uma vida saudável.
Segundo a médica, o check-up ginecológico anual permite a detecção precoce de algumas doenças silenciosas que acometem as mulheres, como é o caso do câncer de mama e de colo de útero. Para identificá-los logo no início da doença, dois exames são fundamentais: o Papanicolau (preventivo) e a mamografia.  
No caso do papanicolau, que serve para identificar lesões iniciais de câncer no colo do útero, a recomendação é que seja feito anualmente nas mulheres a partir do início da atividade sexual. Já a mamografia, que é realizada por meio de um equipamento semelhante a um aparelho de raio-x, tem a finalidade de detectar alterações nos seios mesmo as que ainda não são palpáveis. Este exame também precisa ser realizado anualmente pelas mulheres, a partir de 40 anos de idade. “Quando a paciente tem histórico de câncer de mama na família, o rastreio pode começar antes mesmo dessa idade”, orienta a médica.
De acordo com Dra. Maria Eugênia, um importante aliado contra o câncer de colo de útero é a vacina HPV, que previne contra o papilomavírus humano, causador da doença.

Foto: Divulgação