Especialista dá dicas para não errar na escolha do primeiro imóvel

Especialista dá dicas para não errar na escolha do primeiro imóvel

9 de setembro de 2021 0 Por redação

Realizar a compra do primeiro imóvel é o sonho de milhares de pessoas. Mas, adquirir a casa própria exige planejamento a longo prazo, principalmente, para evitar dores de cabeça no futuro. Para ajudar quem está pensando em investir em um imóvel e não sabe por onde começar o processo, o gestor de Vendas da Lopes Consultoria em Manaus, Zacarias Neto, lista algumas dicas.

O primeiro passo, diz ele, é fazer uma lista das principais necessidades da família. Se for um casal que pretende ter filhos, por exemplo, é preciso pensar em uma casa ou apartamento com mais quartos. Caso algum membro trabalhe no formato home office, como tem acontecido com frequência, é preciso escolher um imóvel com escritório.

Nessa lista, também deve ter informações sobre a localização que a família prefere, se é importante que tenha, nas imediações, serviços como escola e hospital, se deve ser próximo do trabalho e o tipo de vantagens que deseja, como área de lazer, por exemplo.

Segundo Zacarias Neto, feito esse passo, a orientação é procurar um corretor capacitado para ajudar na escolha do imóvel, orientar e apresentar as melhores opções, de acordo com o perfil do comprador. Na Lopes Consultoria, maior rede de imobiliárias da América Latina, os profissionais possuem expertise para dar o suporte necessário às famílias, trabalhando com ofertas personalizadas, dentro das necessidades do cliente. A Lopes está localizada na avenida Pedro Teixeira, 300, bairro Dom Pedro.

Zacarias destaca ainda que, antes de fechar o negócio, o comprador deve levar em consideração a saúde financeira da sua família. “Não adianta concluir a compra e daqui a alguns meses ou anos não ter condições de manter o pagamento das parcelas”, alertou.

Ele orienta que o comprador tenha alguma quantia de dinheiro reservada para a entrada do imóvel. Saber escolher o tipo de financiamento ideal também é muito importante. “Por isso, a necessidade de conversar com um corretor experiente. O tipo de financiamento vai influenciar diretamente na forma de pagamento. O mercado oferece diversas opções. Em algumas, o cliente começa pagando um valor mais alto e depois as parcelas vão reduzindo. Em outros modelos, as parcelas se mantêm fixas”, comparou.

Ele reforça que a escolha não deve ser feita com pressa. “Analisar todas as opções de imóveis com o melhor custo-benefício exige pesquisa e tempo. Converse com o corretor sobre o imóvel, o bairro, verifique os benefícios que possui, preços, opções de financiamento, entre outros fatores que sejam primordiais para você”, enumerou.