Secretaria Estadual de Cultura só vai disponibilizar informações de contrato sem licitação se deputado enviar sua cópia de RG

Secretaria Estadual de Cultura só vai disponibilizar informações de contrato sem licitação se deputado enviar sua cópia de RG

19 de maio de 2021 0 Por redação

Em Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta quarta-feira, 19, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) protocolou um requerimento solicitando a convocação do Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Marco Apolo Muniz de Araújo, para prestar esclarecimentos  sobre a negativa da pasta em disponibilizar informações do contrato com dispensa de licitação da empresa Contato Serviços de Conservação de Manutenção Eireli, no valor de R$ 700.300,86.

O pedido ocorre após a SEC dificultar a cópia integral do processo administrativo referente à contratação da empresa, solicitado pelo parlamentar por meio do requerimento nº 1290 e aprovado pelo Parlamento no dia 13 de abril. Mesmo com deferimento da Casa Legislativa, a pasta informou que só disponibilizaria os documentos mediante cópia do RG do requerente, no caso, o próprio deputado.

“Nós estamos falando de um documento oficial da Presidência desta Casa a uma secretaria de Estado e a mesma respondeu que só vai entregar se eu levar a minha cópia do RG. Isso é um absurdo e demonstra a dificuldade que tem esta Casa de fiscalizar os atos do Executivo. Para que esta Casa não fique desmoralizada, peço a apreciação do requerimento convocando o secretário de Cultura para entender que esta Casa tem poder”, ponderou Wilker.

Barreto criticou a falta de transparência da atual gestão e as dificuldades impostas aos parlamentares para fiscalizar os atos do Executivo. “Eu estou sempre batendo na tecla que os deputados têm grande dificuldade de cumprir o nosso papel garantido pela Constituição, que é fiscalizar os atos do Executivo. É esse o governo que nós fiscalizamos”, finalizou.

Foto: Divulgação