AUTOESTIMA X SUPRAESTIMA

AUTOESTIMA X SUPRAESTIMA

3 de maio de 2021 0 Por redação

Quando recebi o convite para escrever semanalmente para a Agência WebNews, não pensei duas vezes antes de dizer que aceitaria. Não poderia perder a oportunidade de partilhar esperança, fé, caridade, espiritualidade e comunicação. Estes são temas que irei abordar aqui porque fazem parte da minha vida. Afinal, o escritor não pode falar de outro mundo que não seja aquele que conhece, onde vive e desenvolve suas atividades. Meus leitores serão levados a refletir sobre o sentido da vida e das escolhas que fazemos.

Sem tirar os pés do chão, sem largar as mãos dos irmãos, ousaremos olhar para o horizonte, para o transcendente, para o além, para o fim de todas as coisas. Para onde tudo deve ser orientado.
Neste primeiro ensaio, quero falar do meio termo que separa a autoestima e o narcisismo, que eu chamarei de supraestima.

Os psicólogos e diretores espirituais lidam constantemente com pessoas marcadas por uma visão pessimista de si mesmas. Pessoas para as quais tudo parece dar errado. E elas cristalizam algumas derrotas como parte de suas vidas. Só se veem derrotadas. Sobre esse comportamento, falarei noutro momento. Toco neste assunto, para poder chamar a atenção para o outro lado da moeda.

Por ora, a atenção se volta para aqueles que exageram no narcisismo e em vez de autoestima, nutrem por si mesmos e esperam dos outros supraestima, aplausos e reconhecimentos que julgam merecer. E quando não recebem o reconhecimento que buscam, que acham que merecem, perdem o chão, vitimizando-se de tudo.

Uma coisa é autoestima saudável, outra coisa é supraestima que adoece a pessoa tornando-a carente, maléfica e soberba.

O equilíbrio está na simplicidade, no sentir-se diferente sem ser superior, no fazer-se aprendiz, sem se sentir diminuído. E não se chega a esse equilíbrio sem um bom investimento na dimensão humano-afetiva-espiritual. Espiritualidade tem a ver com humanidade.

A pessoa psicoespiritualmente sadia aceita-se como é, reconhece suas qualidades que são muitas, mas que não podem ser colocadas na conta de supra. E vê os outros sem projetar seus limites neles.

Resultado:gratidão, sabedoria, misericórdia, felicidade.

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”, dizia Jesus.

Pe. Amarildo Luciano, CSsR – Vice-Provincial dos Redentoristas de Manaus, responsável pela Missão Redentorista no Norte do Brasil.