CPI da Covid antecipa para 10/06 o depoimento de Wilson Lima
2 de junho de 2021A antecipação do depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) foi feita na manhã desta quarta-feira (2) pelo presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM).
O depoimento estava marcado para o dia 29 de junho, Lima agora vai depor na próxima quinta-feira dia 10.
Operação Sangria
Wilson Lima foi alvo nesta quarta-feira da 4ª fase da Operação Sangria da Polícia Federal, que investiga supostas irregularidades praticadas pelo Governo do Amazonas.
Foram cumpridos 25 mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Entre eles, 19 de busca e apreensão e 6 de prisão temporária.
Nota do Governo:
O Governo do Amazonas informa que é de total interesse do Estado que os fatos relacionados às investigações em curso na área da saúde sejam esclarecidos. O governador Wilson Lima reitera que, desde o início da pandemia de Covid-19, sua gestão está voltada a preservar a saúde do povo do Amazonas e a salvar vidas, tendo determinado aos gestores estaduais que empreguem todos os esforços possíveis com esse objetivo, sempre pautando as ações públicas pelos princípios da legalidade e da transparência...
Organização criminosa
Caso o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolha a denúncia, governador e vice, além dos outros servidores, poderão ser afastados dos cargos. A denúncia pode ser recebida integral ou parcialmente, com o STJ tornando réus e/ou afastando apenas parte dos acusados.
Segundo a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, que assina a denúncia, instalou-se no governo do Amazonas “uma verdadeira organização criminosa que tinha por propósito a prática de crimes contra a Administração Pública, especialmente a partir do direcionamento de contratações de insumos para enfrentamento da pandemia, sendo certo, que, em pelo menos uma aquisição, o intento se concretizou”.
Foto: Divulgação