David Reis participa de movimento pela defesa da Zona Franca de Manaus
10 de maio de 2021O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante) participou na última sexta-feira (07/5) de reunião com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e representantes do setor empresarial, para tratar sobre estratégias de defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) frente a reforma tributária, em discussão no Congresso Nacional, e a modernização do Distrito Industrial (DI), para tornar o local um atrativo turístico da capital amazonense.
Durante o encontro, realizado no Palácio Rio Branco, localizado no Centro, zona Sul da capital, o prefeito anunciou a elaboração de Projeto de Lei (PL) para atrair novos investidores ao Polo Industrial de Manaus e viabilizar a modernização do Distrito Industrial.
O vereador David Reis (Avante) elogiou a iniciativa do chefe do Executivo municipal e destacou a importância da prefeitura assumir o protagonismo da Zona Franca de Manaus (ZFM), além da iniciativa de modernizar o distrito industrial, transformando aquela área da cidade num cartão postal.
“Essa é uma ideia que o prefeito David Almeida defende, antes mesmo de ser eleito. Manaus precisa assumir o protagonismo da Zona Franca. A gestão do prefeito David Almeida dará uma outra roupagem para o Distrito Industrial e para o seu entorno. Em todos os lugares do mundo onde funcionam os grandes centros industriais, esses locais são polos de visitação e, isso enriquece o turismo dessas localidades”, afirmou o presidente David Reis.
O chefe do Legislativo Municipal lembrou que, já em 2013, quando fez seu primeiro discurso no parlamento, defendeu a revitalização do Distrito Industrial de Manaus, para que o local que abriga as fábricas do modelo ZFM, pudesse ser também um ponto de visitação turística.
“Essa reunião me fez lembrar do meu primeiro discurso no parlamento, quando eu defendi exatamente isso, uma valorização, um enriquecimento de beleza em volta, e no parque industrial, para que distrito servisse também de ponto de visitação. Portanto, hoje, na condição de presidente da Câmara Municipal de Manaus saio dessa reunião muito animado, muito feliz com as ideias e propostas apresentadas”, enfatizou
O prefeito David Almeida afirmou que, após concluir a criação do projeto, irá a Brasília (DF) buscar parceria com a bancada federal do Amazonas. “Não vamos ser reativos. Precisamos ser proativos, nos antecipar aos problemas e buscar uma solução, uma proposta para a reforma tributária que está sendo discutida no cenário nacional e manter os empregos no nosso modelo de desenvolvimento”, completou.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, classificou como histórica a iniciativa. Ele afirmou que as indústrias devem abraçar a ideia. Segundo ele, “estamos vivenciando um momento muito oportuno, onde o prefeito traçou um novo desenho e nós, que representamos a indústria, temos que abraçar essa proposta inovadora. É contribuir para que cada vez mais possamos consolidar o nosso modelo de desenvolvimento, que é o modelo do Polo Industrial de Manaus”.
Para o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Júnior, a atitude do prefeito foi inovadora ao buscar criar um movimento que lute pela manutenção dos incentivos fiscais da Zona Franca. “O prefeito David Almeida inova ao convidar o setor produtivo, para junto com sua equipe técnica irmanar na busca da manutenção dos incentivos ficais e dos empregos. A gente precisa ter a previsibilidade, precisamos ter uma segurança jurídica e ratifico com muita alegria e nesse momento em que se discute reforma tributária e a abertura comercial no nosso País”, afirmou.
Além do presidente David Reis, o vereador Marcelo Serafim (PSB), líder do prefeito na Câmara também participou da reunião, que contou ainda com a presença do secretário municipal da Educação, Pauderney Avelino, do subsecretário de Assuntos Operacionais da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Gustavo Igrejas, do representante do Conselho Municipal de Gestão Estratégicas, Luiz Gonzaga, e do presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.
Foto: Divulgação