Morte por ‘fungo preto’ é confirmado em Manaus
31 de maio de 2021Um caso de mucormicose, infecção causada por fungo chamado popularmente de “fungo preto”, foi confirmado nesta segunda-feira (31) pela Secretaria Estadual de Saúde (Ses) em um paciente em Manaus.
O fungo foi diagnosticado em um homem, de 56 anos, residente no bairro Crespo em Manaus. Com histórico de diabetes tipo 2, usuário de insulina, o paciente foi internado em 12 de abril, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na zona leste da capital. Depois, ele foi transferido para o hospital da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT), onde morreu em 16 de abril.
Ao ser internado, o paciente apresentou sintomas gripais, mas o teste RT-PCR teve resultado negativo para Covid-19. Ele apresentou prurido no olho direito, que avançou para uma infecção.
A comunicação de risco foi feita pelas autoridades responsáveis do Amazonas ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde nacional, após o recebimento do resultado de exames informado pela Fundação de Medicina Tropical na última sexta-feira (28). A investigação será concluída após análise de material coletado pelo Laboratório Central de Saúde Pública, que será enviado também para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
Segundo a infectologista Dra. Kátia Santana Cruz da Fundação de Medicina Tropical que identificou o “fungo preto” não há motivos para a população de Manaus ficar em pânico.
O que é a mucormicose?
Popularmente conhecido como “fungo preto”, o quadro mata mais de 50% dos acometidos. Muitos precisam passar por cirurgias mutilantes, que retiram partes do corpo afetadas pelo micro-organismo, como os olhos.
- Mucormicose: 5 perguntas sobre infecção rara que mata pacientes de Covid na Índia
- Fungo preto: Fungo perigoso ameaça pacientes de Covid-19 na Índia
A infecção provocada por fungos que já acometeu quase 9 mil pacientes com Covid-19 na Índia. Os especialistas acreditam que essa diminuição da imunidade pode desencadear casos de mucormicose.