Palavra e Vida com pe. Amarildo Luciano – Como fazer teologia?

Palavra e Vida com pe. Amarildo Luciano – Como fazer teologia?

10 de maio de 2021 0 Por redação

Neste artigo proponho as perguntas fundamentais para o estudo da teologia. Como nasce a teologia? Qual o seu objeto de estudo? Qual a racionalidade própria da teologia? Não obstante todos os questionamentos
possíveis, do ponto de vista metodológico, afirmamos que a teologia é uma ciência que tem uma racionalidade sui generis, uma racionalidade própria. É um conhecimento científico num grau mais elevado que se alcança com o auxílio da graça do Espírito Santo que nos dá a fé, mediante a escuta da Palavra.

Em relação ao nascimento da teologia, é mister realçar a importância da fé. A teologia nasce como fé que busca as razões por que crê. A fé é, portanto, pressuposto da teologia. Sempre vem antes, como afirmou Anselmo de Cantuária:
“creio para entender”. A partir da fé a pessoa se aventura na busca de compreender em que consiste a sua esperança.

Sobre o objeto de estudo da teologia, é preciso distinguir o objeto material e o objeto formal. Na etimologia a teologia é o estudo sobre Deus, mas, segundo Clodovis Boff, é preferível dizer estudo de Deus e de tudo o que se refere a ele. E é um estudo científico, mas não do mesmo modo das ciências empírico-formais. A teologia é uma ciência sui generis. O objeto material – o que se estuda – da teologia é Deus e tudo o mais. O objeto formal – o aspecto sob o qual se estuda – é Deus enquanto revelado. É o que podemos apreender da economia da Trindade, pois o ser humano jamais chegará a compreender Deus. No máximo se pode compreender por meio da fé pensada aquilo que é revelado de Deus.

Um dos desafios do teólogo é justificar a razão teológica. Pois na teologia a razão é entendida a partir do prisma da fé. A teologia não se enquadra pura e simplesmente nos limites da razão moderna. Aliás esta cada vez mais tem se
reduzido ao racionalismo, calculismo, instrumentalismo técnico-científico. Para o estudo da teologia e das chamadas “ciências humanas” temos a razão hermenêutica. Os horizontes da razão são alargados para além do racionalismo. A
fé feita razão, ou melhor ainda, feita razões, é precisamente a ciência teológica na medida em que é crítica, sistemática e autoamplificativa.
A teologia possui razões próprias porque é uma ciência sui generis assistida pela revelação.
Diante do racionalismo moderno, como falar de Deus? Como comunicar racionalmente o Mistério de Deus? Como o teólogo pode dialogar com o mundo moderno que rejeita o que não é palpável, experimentado, medido?
Sobre a linguagem teológica, falarei noutro momento. Por ora, basta dizer que a teologia são as perguntas que fazemos para compreender nossa fé. Santo Agostinho disse que seria um pensar consentindo.

Pe. Amarildo Luciano CSsR – Vice-Provincial dos Redentoristas de Manaus, responsável pela Missão Redentorista no Norte do Brasil.