EVANGELHO DESTA TERÇA, 23 DE SETEMBRO
23 de setembro de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 8,19-21)
Naquele tempo, 19 a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20 Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21 Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem.
Quando o Evangelho menciona os “irmãos” de Jesus, refere-se a parentes como primos, uma prática comum da época, apoiando a crença de que Maria não teve outros filhos. Esses familiares podem ter se preocupado com o ministério radical de Jesus.
A resposta de Jesus—”Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam”—não foi um desprezo, mas um convite para entender que os laços mais fortes são espirituais. A verdadeira conexão com Cristo vem da obediência à palavra do Pai, formando uma nova família.
Maria é o exemplo perfeito desse vínculo espiritual. Sua união com Jesus veio da fé e obediência, tornando sua maternidade espiritual sua maior alegria.
Esse chamado se estende a nós: somos convidados a ser mãe e irmãos de Jesus. Ao ouvir e obedecer à palavra de Deus, trazemos Cristo ao mundo e nos tornamos Seus “irmãos”. Que possamos viver essa graça e conceber o Filho de Deus em nossos corações, tornando-nos parte da Sua família espiritual.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!