Evangelho desta segunda, 13 de outubro

Evangelho desta segunda, 13 de outubro

13 de outubro de 2025 0 Por redação

Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 11,29-32)
Naquele tempo, 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Amados irmãos e irmãs, Jesus nos dirige, no dia de hoje, palavras duras, para que a multidão pudesse compreender de que forma nós deveríamos seguir o Senhor. Jesus nos trata com dureza, mas também com compaixão e amor. Ele nunca nos dirige uma palavra de correção, uma palavra de exortação sem antes fazer isso com amor, para que o nosso coração possa receber a Sua Palavra com misericórdia.

Jesus é o enviado de Deus, e a grande dificuldade deste Evangelho de hoje, justamente, é essa: as pessoas não estavam acreditando que Ele era o Messias, e estavam pedindo sinais. Então, Ele menciona o sinal de Jonas.

Mas o que isso significa? Jonas é o profeta relutante, que foi enviado a Nínive, a uma cidade pagã e pecadora, e, ao pregar a conversão, a cidade inteira se voltou para Deus.

Jesus é maior que Jonas e fonte de vida nova
Arrependa-se do pecado, arrependa-se da sua má conduta e comece a viver uma vida de retidão, uma vida de transformação.

O impressionante é que os Ninivitas se converteram sem nenhum milagre, apenas pela pregação da Palavra. Isso é o que Jesus deseja destacar. Para segui-Lo, nós não podemos nos apegar a milagres, nós não podemos nos apegar aos espetáculos, mas somente à Sua Palavra, que transforma, cura e liberta.

Jesus, que é mais que Jonas, está diante daquela geração. Mas diferente dos Ninivitas, muitos o rejeitam. Nos tempos atuais, é o que está acontecendo. Muitos estão rejeitando Jesus.

O que significa o sinal de Jonas na Palavra de Deus?
Ele é o verdadeiro sinal. O próprio Deus que fala, caminha e sofre com o seu povo. No final de sua vida, Ele dará o sinal definitivo, ou seja, vai restaurar todas as coisas com a sua ressurreição. Assim como Jonas, que ficou três dias no ventre do grande peixe, Jesus também ressuscita ao terceiro dia.

Que eu e você possamos viver essa transformação, essa conversão com misericórdia, com compaixão e com muita bondade da parte de Nosso Senhor. E que Ele derrame sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e o Espírito Santo. Amém!

A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!