O fogo do Espírito Santo que renova nossa vida
23 de outubro de 2025Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 12,49-53)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49 “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50 Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51 Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52 Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53 ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.
Reflexão
O pano de fundo desta homilia é fogo, divisão e fidelidade radical a Cristo, ou seja, o Evangelho de hoje pode causar certo desconforto.
Jesus, que tantas vezes fala de paz, misericórdia e perdão, hoje diz: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, vim trazer não a paz, mas a divisão”.
Como entender isso que o Senhor nos traz no dia de hoje? Na Palavra da vinda d’Aquele que é chamado Príncipe da Paz. A teologia, a Doutrina da Igreja nos explicam isso.
O fogo, no Evangelho, tem um profundo valor simbólico. Ele representa o Espírito Santo, que transforma e purifica. Nós vivemos em Pentecostes, no Cenáculo em Jerusalém, línguas de fogo repousaram sobre os discípulos, ou seja, o amor de Deus ardente que consome o pecado e ilumina a verdade. O juízo de Deus que revela o que está escondido.
Não vim trazer a paz, mas a divisão, a consequência da fidelidade, ou seja, Jesus não promove a divisão por maldade, mas pela verdade do Evangelho.
Quando alguém decide seguir a Cristo de forma radical, essa decisão provoca rejeições; uns aceitam, outros rejeitam.
A divisão mencionada é o conflito entre o Reino de Deus e os valores do mundo. É o mesmo que Ele viveu, ou seja, contradições: amado por muitos e rejeitado por outros.
E nós, que queremos seguir Jesus mais de perto, vamos viver justamente isso. E Ele nos fala para colocarmos a nossa consciência de que quem viver na verdade, quem viver na espiritualidade, nos valores do Evangelho, vai causar divisão entre aquilo que é o Reino de Deus e aquilo que são os valores do mundo. Permaneça firme e na fidelidade ao Evangelho.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém 🙌
O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!