As desculpas que nos afastam da Providência Divina

As desculpas que nos afastam da Providência Divina

4 de novembro de 2025 0 Por redação

Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 14,15-24)
Naquele tempo, 15 um homem que estava à mesa, disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16 Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17 Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 18 Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19 Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20 Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 21 O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 22 O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23 O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24 Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete'”.

Reflexão
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Claro! Aqui está a versão parafraseada do conteúdo do evangelho:

Quando Deus nos chama para Sua festa, fazemos desculpas? Este convite é para uma vida de oração e participação na Missa. Recusar ou estar presente apenas fisicamente, com o coração distante, demonstra que não entendemos o valor desse presente.

Na parábola, após os primeiros convidados se recusarem, o anfitrião chamou os “pobres e necessitados,” simbolizando aqueles que reconhecem sua fragilidade espiritual e veem Jesus como sua esperança. O convite também foi estendido a todos os povos.

Hoje, essa celebração continua, mas muitos estão tão ocupados com questões mundanas que não encontram tempo para Deus. Para participar verdadeiramente, precisamos reconhecer nossas fraquezas e buscar o amor curador de Deus. Ele deseja acolher essas almas.

Ao aceitarmos nosso lugar à mesa do Senhor, somos enviados como Seus servos para convidar os perdidos. Deus quer Sua casa cheia e conta conosco para estender Seu convite.

Reflita sobre duas coisas: Quais desculpas você usa quando chamado por Deus? Como pode convidar outros para Sua festa de amor?
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém 🙌

O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!