Um coração humilde atrai Jesus. Ele entra quando é convidado

Um coração humilde atrai Jesus. Ele entra quando é convidado

18 de novembro de 2025 0 Por redação

Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 19,1-10)
Naquele tempo, 1 Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3 Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4 Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6 Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7 Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9 Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Reflexão
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Claro! Aqui está a versão parafraseada do conteúdo do evangelho:

Jesus sempre responde àqueles que se aproximam d’Ele com humildade. Zaqueu, apesar de sua riqueza, sentia uma grande pobreza espiritual e buscava algo mais em sua vida. Sua decisão de subir em uma árvore demonstrou seu desejo sincero de ver Jesus.

Jesus o notou porque viu seu coração e sua necessidade. Um coração humilde atrai Jesus; Ele entra quando é convidado. A resposta de Zaqueu foi imediata: ele prometeu dar metade de seus bens aos pobres e restituir quatro vezes mais a quem prejudicou, mostrando sua verdadeira conversão.

Quando Jesus passa por nossas vidas, o que Ele encontra em nossos corações? Precisamos ser honestos sobre nossa necessidade d’Ele, ao invés de escondermos atrás de aparências. Para acolhê-Lo verdadeiramente, devemos reconhecer que Ele é a única resposta.

Hoje, vamos nos comprometer a mostrar nosso desejo por Jesus. Ao fazermos isso, Seu amor virá até nós. Estejamos prontos para deixar tudo que possa impedi-Lo de entrar em nossas vidas.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!

O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!