A identidade de João Batista é ser voz, não a Palavra
2 de janeiro de 2026Evangelho (Jo 1,19-28)
19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20 João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21 Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22 Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23 João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ – conforme disse o profeta Isaías”. 24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25 e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26 João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27 e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28 Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
Reflexão
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
João mostra que a sua missão não está relacionada à fama, ao reconhecimento humano; ele entende: “Eu sou apenas a voz, eu sou apenas um instrumento para que a Palavra de Deus ressoe e as pessoas cheguem ao conhecimento da verdade”.
João Batista não apenas preparou o povo de Israel para acolher o Cristo, mas também nos ensina a receber os frutos de Sua presença. Jesus destacou a grandeza de João, nascida de sua humildade, pois ele direcionou tudo para o Messias.
Para compreender o propósito do Rei que nasceu, precisamos reconhecer quem Ele é: Aquele que veio libertar-nos do pecado e unir-nos a Si. João mostrou essa verdade ao dizer que não era digno de desatar-Lhe as sandálias, revelando nossa pequenez diante de Deus.
Aceitar essa realidade nos leva à glória de um Rei que serve, que lava nossos pés e entrega a vida por nós, levando nossos pecados à Cruz.
Seguir a humildade de João não é desprezar-se, mas reconhecer a imensa graça recebida. Essa consciência abre o coração para agradecer a um Deus que, por amor, se faz servo por nós.
Glorioso Senhor, reconheço minha indignidade. Agradeço-Te por me atrair para Ti, meu Rei. Ajuda-me a Te amar mais. João Batista nos ensina sobre humildade e gratidão.
Jesus, eu confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!
Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.


