Pacientes da FCecon recebem laringe eletrônica para auxiliar na fala
5 de fevereiro de 2026Os 12 aparelhos foram adquiridos pela FCecon para beneficiar pacientes que passaram pela cirurgia de laringectomia total
Doze pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foram contemplados, nesta quarta-feira (04/02), com laringes eletrônicas para auxiliar na comunicação e fala.
Os 12 aparelhos foram adquiridos pela FCecon, com recursos estaduais e do Sistema Único de Saúde (SUS), para beneficiar pacientes que passaram pela cirurgia de laringectomia total, que é a retirada da laringe e das cordas vocais. Esse é um dos tratamentos para pacientes com câncer de laringe.

Segundo a fonoaudióloga da FCecon, Geovana Neri, em função da cirurgia de grande porte, os pacientes acabam tendo a fala afetada e por isso precisam de acompanhamento fonoaudiológico e da laringe eletrônica para reaprender a se comunicar através da fala.
“Os pacientes laringectomizados falam, porém não sai som. O aparelho, quando acionado, emite vibração, que é modulada na cavidade oral (língua, lábios e dentes), produzindo a fala”, explicou.
Qualidade de vida
O paciente que passa pela laringectomia tem a sua rotina, autonomia e habilidades de fala afetadas pelo tratamento. O objetivo da entrega do aparelho é auxiliar na qualidade de vida do paciente e reintegração social, já que a fala é um dos fatores que ajuda o paciente a ter uma vida normal após o tratamento.
“Essa ação reforça que o tratamento oncológico reúne, além da cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, o acompanhamento multiprofissional aos nossos pacientes, trabalhando na qualidade de vida do paciente e reintegração social”, ressaltou o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.
Acompanhamento
Nesta quarta-feira, os pacientes receberam o equipamento e também o treinamento para usarem a laringe eletrônica. Eles continuam em acompanhamento fonoaudiológico ambulatorial, onde aprendem técnicas para utilizar estruturas da face e da garganta para falar.
A necessidade de uso da laringe eletrônica é verificada no atendimento da fonoaudióloga, que avalia o paciente e prescreve o uso do aparelho.
Como ter acesso
Para ter acesso ao acompanhamento ambulatorial da fonoaudiologia, o paciente deve obter um encaminhamento médico da FCecon e agendar a consulta no balcão do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same), localizado no Ambulatório, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.
FOTOS: Laís Pompeu/FCecon


