Caso Lázaro: Legítima defesa ou vingança?
29 de junho de 2021 0 Por redaçãoParece fácil decidir o que fazer durante uma troca de tiros, mas na verdade, só quem está no local, no exercício de sua profissão, pode verdadeiramente explicar.
Parte da imprensa parte para o julgamento atroz acerca da atitude da polícia, condenando cada participante da operação que resultou na morte do foragido Lázaro.
Sobre o regulamento jurídico brasileiro, cabem as reflexões: houve troca de tiros? Havia possibilidade de nova fuga? Os policiais corriam perigo de vida?
Em muitos contatos com policiais, pude perceber o quanto é difícil a atividade policial, sobretudo a ostensiva. Qualquer erro poderá causar a morte daqueles que decidiram ganhar a vida protegendo a população.
Possivelmente, estamos falando de uma das profissões mais difíceis do ponto de vista psicológico. Antes de condenar os policiais que estavam há semanas longe das famílias, de roupas limpas, de alimentação, em ambiente desconhecido, podemos aproveitar para debater como melhorar a qualidade do trabalho policial e como estruturar a atividade policial.
Algumas profissões necessitam de atenção especial ao profissional, pois todos nós somos seres humanos dotados de sentimentos. A polícia com certeza é uma delas.
Paz e bem!
Alberto D’Almeida – É advogado, professor universitário, especialista em Direito Constitucional e em Ética Política, doutorando em Educação.