Manaus tem nova liderança para o World Creativity Day 2025
4 de fevereiro de 2025Amazônia Ocidental participa em bloco do Dia Mundial da Criatividade, tendo Beto Contartesi como embaixador
Em 2025, a Amazônia Ocidental participa em bloco do World Creativity Day (WCD) 2025, tendo as cidades de Manaus, Porto Velho e Rio Branco como representantes e o ativista social Beto Contartesi como embaixador do evento para a Amazônia Ocidental. Participando pelo segundo ano consecutivo do WCD, Manaus tem um novo líder do evento: o educador, empreendedor e inovador Erick Matos.
Erick Matos substitui Beto Contartesi, que em 2024 liderou o WCD, colocando a então estreante Manaus no Top 10 de cidades do evento. Com Contartesi coordenando, como embaixador, o bloco amazônico do WCD, Erick Matos passa a ser o líder do evento na capital amazonense.
Este ano, o WCD será realizado em 67 municípios, entre os dias 21 e 23 de abril, tendo pela primeira vez a Amazônia Ocidental participando em bloco, o que mostra a força e potencial das novas matrizes da Economia Criativa na região. O bloco de cidades da Amazônia Ocidental tem o Instituto Valendo como mantenedor.
Com mais de 20 anos de experiência em gestão, tecnologia e educação profissionalizante, Erick Mattos é formado em Administração, com especializações em Comércio Exterior e Logística Empresarial, possui um MBA em Educação Empreendedora 5.0 e certificação pela Microsoft Education.
Sua carreira é marcada por prêmios e reconhecimentos de destaque, como o Prêmio Educação Empreendedora Sebrae 2022, que evidenciam sua contribuição significativa para a transformação da educação no Brasil.
Como mentor certificado pelo NASA Space Apps Challenger e pelo programa BNDES Garagem, Erick desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de talentos inovadores e empreendedores. É também fundador e CEO da Startup Trilha do Aprendiz, vencedora do Programa Centelha II/AM, que se destaca por soluções tecnológicas para educação e empregabilidade de jovens.
Anfitrião em 2024
Líder em projetos de impacto social, Erick foi anfitrião do World Creativity Day (WCD) 2024, ajudando a conduzir Manaus ao Top 10 nacional, sob a liderança de Beto Contartesi. A participação de Manaus no WCD ano passado reafirmou o protagonismo da cidade no cenário de criatividade e inovação. Sua atuação no WCD demonstra sua capacidade de articular parcerias, engajar comunidades e mobilizar talentos para promover a criatividade como motor de desenvolvimento.
O Professor Erick Mattos é um exemplo de dedicação à educação, inovação e empreendedorismo social, com uma trajetória profissional que se destaca pela combinação de experiência, resultados concretos e visão de futuro. Recentemente indicado como líder local do World Creativity Day (WCD) Manaus 2025, Erick pretende consolidar o evento como um marco para a cidade e a região, promovendo criatividade e desenvolvimento sustentável.
“É uma honra liderar o World Creativity Day Manaus 2025, um evento que reflete minha crença de que a criatividade é a chave para resolver desafios globais e locais”, afirma Erick. “Nosso objetivo para esta edição é ampliar o impacto do festival, envolvendo ainda mais comunidades, jovens talentos e setores estratégicos da sociedade”, detalha.
“Queremos transformar Manaus em um epicentro de inovação, onde ideias se conectam para gerar soluções criativas que impulsionem a economia, a educação e a sustentabilidade. Estou comprometido em fazer do WCD 2025 um marco de relevância cultural e um legado para a cidade”, promete.
O embaixador do World Creativity Day para Amazônia Ocidental, Beto Contartesi, considera uma grande oportunidade integrar a Amazônia ap ecossistema nacional da Economia Criativa, dada a natural vocação da região para estas novas matrizes econômicas.
“Integrar a Amazônia Ocidental a partir da Economia.Criativa é, sem dúvida, um vetor de oportunidades para geração de renda e desenvolvimento social aplicado, potente”, afirma o embaixador. “Além de integrar a região ao restante do país, a iniciativa apresenta a Amazônia como uma fundamental e relevante fonte de fornecimento das novas economias”, defende.
Foto: RR Fotografia