FAS e Ufam abrem inscrições de pós-graduação para professores de ensino fundamental do Amazonas
17 de fevereiro de 2025Serão ofertados duas opções de especialização com objetivo de capacitar 200 professores que atuam em 10 municípios do Amazonas; inscrições iniciam na segunda-feira, 17/2
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) abrem, nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, as inscrições para duas especializações em pós-graduação direcionadas a professores de educação atuantes em escolas de Ensino Fundamental 1 e 2 de municípios localizados no Amazonas. Serão ofertadas 200 vagas para os cursos de Gestão de Currículos e Práticas Pedagógicas para o Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Projetos e Formação Docente.
Os cursos serão realizados na modalidade de Educação à Distância (EaD) e para participar os candidatos devem atender aos requisitos do edital. Entre eles, ter 2 anos de experiência docente na área de atuação, não estar matriculado em outro curso de pós-graduação e ser professor efetivo de Ensino Fundamental 1 e 2 da rede pública de educação básica das áreas urbanas do Amazonas. Os candidatos podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro. Link disponível aqui.
Os cursos de pós-graduação são ofertados por meio do projeto “Práticas Pedagógicas Inovadoras para a melhoria do Ensino Fundamental e Médio na Amazônia profunda”, uma parceria entre FAS, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Movimento Bem Maior. Os municípios contemplados pela formação são Carauari, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Iranduba, Itapiranga, Maraã, Novo Aripuanã, Tefé e Uarini. O resultado final será divulgado no dia 14 de março de 2025.
A supervisora de Educação Ribeirinha da FAS, Silvana Souza, ressalta que as especializações são uma oportunidade aos professores que atuam no interior do Amazonas de terem acesso a qualificação profissional, o que vai acabar resultando também na qualidade de ensino aos alunos.
“A pós-graduação para professores é de suma importância para o aprimoramento da prática pedagógica. A especialização oferece a oportunidade de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre as mais recentes metodologias e tecnologias educacionais. Isso permite que os professores inovem em suas práticas, criando aulas mais dinâmicas, engajadoras e eficazes e o desenvolvimento de novas habilidades, os cursos de pós-graduação podem ajudar os professores a desenvolverem habilidades essenciais para o século 21, como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, criatividade, colaboração e comunicação”, explicou Silvana.
De acordo com o coordenador administrativo do projeto de parceria FAS/UFAM, Jurandir Dutra, a formação é essencial, especialmente, no contexto climático que a Amazônia e o mundo estão vivenciando.
“Os cursos de especialização ofertados em parceria com a FAS surgem num momento importante da realidade ambiental que o mundo vivencia, mas em especial, ao movimento de estabelecimento da justiça climática, cujas necessidades amazônicas envolvem a valorização da cultura e dos conhecimentos tradicionais. É uma oportunidade para fortalecer o elo entre o social, a educação e o ecodesenvolvimento, a partir de práticas inovadoras ao desenvolvimento regional assertivo e à formação de cidadãos responsáveis e conectados ao ambiente”, afirmou.
Foto: Divulgação