A oração de Bartemeu – “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim”!
17 de novembro de 2025Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 18,35-43)
35 Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36 Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37 Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38 Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39 As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40 Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41 “O que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42 Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43 No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.
Reflexão
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
A cura de Bartimeu é um exemplo poderoso para nossa oração. Seu encontro com Cristo nos ensina a nos aproximar de Deus com humildade, confiança e perseverança.
Devemos começar nossa oração reconhecendo nossa pobreza espiritual, assim como Bartimeu, que estava “sentado à beira do caminho”. Precisamos nos apresentar a Deus como mendigos espirituais, cientes de nossas limitações.
Em nosso estado de humildade, podemos ter certeza de que “Jesus de Nazaré está passando”. Devemos estar atentos à Sua presença e ouvir Sua voz.
Quando percebemos o Senhor se aproximando, devemos clamar: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!” Esse grito deve vir do fundo do coração em resposta ao chamado de Jesus.
Por fim, precisamos superar os obstáculos. A multidão tentou silenciar Bartimeu, mas isso o fez clamar ainda mais alto. Quando enfrentamos distrações ou dificuldades espirituais, devemos vê-las como desafios a serem superados. Perseverando, transformamos esses obstáculos em oportunidades para aprofundar nossa união com Cristo.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!



