Aprender a agradecer mais do que pedir
12 de novembro de 2025Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 17,11-19)
11 Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12 Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13 e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14 Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15 Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17 Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19 E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.
Reflexão
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Quando Jesus curou dez leprosos, apenas um retornou para agradecer. O foco dessa história não é apenas a cura, mas a gratidão desse homem. Ele expressou sua gratidão de várias formas: voltou para Jesus, glorificou a Deus em voz alta, caiu aos pés do Senhor e O agradeceu.
É fácil agir como os outros nove, tratando as bênçãos de Deus como garantidas. Precisamos lembrar que cada presente é uma demonstração da misericórdia divina. A gratidão é essencial; embora Deus não precise do nosso louvor, nós precisamos oferecê-lo. Agradecer nos lembra que tudo o que temos é um dom imerecido.
A resposta adequada à misericórdia é ser grato. Devemos seguir o exemplo do leproso curado, voltando ao Senhor após receber Suas bênçãos e glorificando-O com fervor. No final, a gratidão dele resultou em uma fé que salvou sua alma. Que possamos também buscar a salvação cultivando uma gratidão profunda e cheia de fé.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!



