Cantinho da ORAÇÃO | QUARESMA

Cantinho da ORAÇÃO | QUARESMA

5 de março de 2025 0 Por redação

* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Cantinho da ORAÇÃO
Evangelho desta quarta, 05.03.25

  • São Mateus 6,1-6.16-18
    Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4 de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6 Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18 para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

REFLEXÃO:
Irmãos e irmãs, paz e bem!✌️🤠

Hoje é Quarta-feira de Cinzas. Um dia muito especial, pois marca para nós católicos o início desse tempo propício para nossa espiritualidade, um tempo de aprofundamento. Podemos até dizer que é um tempo de um profundo retiro espiritual.

A quarta-feira de cinzas abre o tempo da Quaresma. É um tempo penitencial. A penitência nos purifica de tudo que nos afasta da verdadeira alegria, que é o encontro com Jesus Cristo.

A Igreja propõe, neste tempo, três realidades: jejum, oração e esmola, como formas penitenciais.

Talvez, nesse período, a penitência que você vai escolher, ao invés de tirar alguma coisa, você possa acrescentar. Que tal você acrescentar alguma realidade de oração, que o tornará livre para Deus?

Pesamos ao Senhor que nos ajude a viver bem este tempo e que tudo isso, toda essa realidade do jejum e também da oração, transborde em nossa vida como esmola ou como caridade o bem que devemos fazer aos outros que não estão assim tão distantes de nós. Talvez esteja ao seu lado, até mesmo alguém de quem você estava distante, e, agora, possa viver o perdão.

Que o Senhor revele para nós, neste dia, o que podemos fazer para sermos melhores neste tempo e vivermos futuramente, com a graça de Deus, as realidades do tempo pascal.

Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!