Cerca de 20% da população brasileira adulta convive com dor crônica

Cerca de 20% da população brasileira adulta convive com dor crônica

6 de agosto de 2025 0 Por redação

Causas e tratamentos serão discutidos na aula inaugural da Academia de Cursos Médicos, no próximo sábado

A dor crônica, sintoma invisível e muitas vezes de difícil diagnóstico, é um problema sério de saúde pública que atinge cerca de 20% dos brasileiros adultos. O desconforto persistente impacta diretamente no sono, no humor, nas relações sociais e na qualidade de vida. A gravidade do assunto, que tende a ficar ainda mais comum com o envelhecimento da população, será abordada por dois grandes especialistas na aula inaugural da Academia de Cursos Médicos (APM), que acontece no sábado (9/8) das 8h às 13h, na Avenida Ayrão, nº 393, Centro.

Um dos palestrantes é o Dr. Frederico Barra. O ortopedista e traumatologista é especialista no tratamento de doenças da coluna, osteometabólicas, dor e qualidade de vida. A outra palestrante é a Drª Caroline Brum, ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia de mão.

Drª Caroline explica que o tema “Dor Crônica” foi escolhido para dar início às atividades da APM por causa da alta prevalência do sintoma, que ainda é subdiagnosticado e subtratado, em grande parte porque a formação médica tradicional pouco aborda o tema. “Muitos profissionais não recebem o preparo adequado para compreender os mecanismos complexos da dor persistente, como a sensibilização central. Em virtude disso, acabam recorrendo apenas a tratamentos medicamentosos paliativos, muitas vezes ineficazes”, salientou a especialista.

A médica salienta que os conhecimentos atualizados na área, a partir de agora, serão disponibilizados em Manaus por profissionais com longa vivência nos cuidados de pacientes que enfrentam dor crônica, aquela que perdura por mais de três meses. “A gente não precisa mais ir pra São Paulo, Minas Gerais para se especializar. Grandes profissionais do país, especialistas em dor crônica, osteoporose, medicina canabinoide virão a Manaus para ministrar as aulas. Será uma excelente oportunidade de aprendizado, troca de experiências e networking na área médica”, enfatizou Drª Caroline .

Abordagem multidisciplinar

Inicialmente, o tema será apresentado pelos especialistas nas áreas de ortopedia e traumatologia. Com o decorrer dos cursos, outros profissionais deverão ser agregados ao grupo de professores a fim de proporcionar conhecimento abrangente e profundo. “É necessário ter uma abordagem multidisciplinar no cuidado da dor crônica, por exemplo. Isso requer avaliação médica, fisioterapia, psicologia, terapias complementares e educação do paciente. A empatia entre o profissional de saúde e o paciente com dor persistente contribui para a formação do vínculo, promove acolhimento e aumenta a adesão ao tratamento”, exemplificou a doutora Brum.

A especialista ressaltou ainda que os tratamentos da dor crônica devem ir além da prescrição de medicamentos por envolverem fatores físicos, emocionais e sociais. Normalmente, exigem reabilitação e intervenção de especialistas que tratam da mente humana. “Quem sente essas dores tende ao isolamento, perda de produtividade, dependência, ansiedade, depressão e prejuízo na autoestima. Essa situação também pode levar a transtornos como depressão e ansiedade, criando um ciclo vicioso”, ponderou a médica.

Vagas limitadas

O encontro, que tem apoio de instituições reconhecidas como Clínica Brum, Momenta, Biolab Farmacêutica e Alphamed, tem vagas limitadas. Por isso, os organizadores recomendam a confirmação de presença pelo número: 92 981112199

Confira os destaques da programação:

• 08h00 – Inscrição e recepção dos participantes
• 08h10 às 09h30 – Palestra sobre estratificação de risco da fratura osteoporótica
• 09h30 às 10h00 – Discussão sobre o uso do ácido zoledrônico
• 10h00 às 10h30 – Coffee-break para networking e troca de experiências
• 10h30 às 11h30 – Atualizações em tratamentos da dor e métodos físicos aplicados
• 11h30 às 12h00 – Panorama sobre o uso de cannabis medicinal na prática clínica
• 12h00 às 13h00 – Sessão prática com ondas de choque, laser e campo magnético
• 13h00 – Encerramento com agradecimentos

Foto: Divulgação