COLUNA PALAVRA E VIDA com o padre Amarildo Luciano – EM ORAÇÃO NA MONTANHA

COLUNA PALAVRA E VIDA com o padre Amarildo Luciano – EM ORAÇÃO NA MONTANHA

13 de setembro de 2021 0 Por redação

EM ORAÇÃO NA MONTANHA
Pe. Amarildo Luciano CSsR – Vice-Provincial Redentorista, comunicador e mestrando em teologia

“Jesus foi a montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus” (Lc 6, 12)

O Centro de Espiritualidade Crostarosa acolheu o clero da Prelazia de Borba para o seu retiro espiritual anual. Dom Zenildo e os padres daquela prelazia se afastaram do trabalho e do barulho do dia a dia durante quatro dias para rezar. O Pe. Alfredo Viana, Missionário Redentorista, foi o pregador dos exercícios espirituais.

O Evangelho sempre aponta para Jesus em oração, às vezes com os seus discípulos, outras vezes sozinho, num lugar deserto, afastado, quase sempre num monte.

Jesus rezava muito: 1) para ter êxito na missão; 2) quando a missão estava em perigo; 3) para discernir a vontade do Pai. Os momentos fortes da vida de Jesus são sempre precedidos por um longo tempo de oração. E por isso os seus discípulos o admiravam e até pediram que lhes ensinasse a orar.

Jesus orientou que ao rezar, evitasse duas posturas: não rezar como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas esquinas das praças ou nas sinagogas somente para serem vistos pelos homens; e não rezar como os pagãos, que pensam que serão ouvidos pela força do palavreado. Então Jesus ensinou um modelo de oração comunitária, a oração conhecida como Pai Nosso (Mt 6,6-13).

Antes de escolher os doze apóstolos, “Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus” (Lc 6,12).

Que grande lição Jesus está nos dando. Ele tem uma decisão importante para tomar. À essa altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o segue. E ele precisa dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisa tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração.

A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão encontra a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor. E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus. Também na véspera de sua paixão, angustiado e humanamente atordoado pela paixão iminente, está no monte em oração, no Getsêmani. Pede ao Pai para afastar o cálice de dor e humilhação e a morte violenta. Mas, quer, antes de tudo, aderir à vontade de Deus. Uma noite de oração.

Muitos cristãos tomam decisões sem consultar Deus, sem uma noite de oração. Uma noite de oração é um modo de dizer, uma experiência de discernimento na presença do Senhor. Tem coisas importantes para decidir? Então, precisa subir a montanha, isto é, colocar-se na presença do Senhor para, com a sua luz, com a assistência do seu Espírito, encontrar a sua vontade, o melhor para sua felicidade aqui na terra e na eternidade.

E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Chamou e escolheu 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Escolheu os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Designou-os como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Reconheceu a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.

Rogamos a Deus que fortaleça os seus servos na missão de animar a caminhada do povo de Deus nas comunidades da nossa Amazônia.
Que o retiro abasteca nossos irmãos e torne cada vez mais fecundo o ministério de cada um.

Centro de Espiritualidade Crostarosa
Informações
3633 – 6644 Letícia
Segunda à sexta (horário comercial)