Coluna “Palavra e Vida” com o padre Amarildo Luciano – Quando nos faltam as palavras

Coluna “Palavra e Vida” com o padre Amarildo Luciano – Quando nos faltam as palavras

24 de fevereiro de 2022 0 Por redação

Quando nos faltam as palavras

Pe. Amarildo Luciano, CSsR – Vice-Provincial Redentorista, comunicador e mestrando em teologia

“Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado” (Khaled Hosseini, O caçador de pipas).

Era manhã, eu estava na fila de embarque para pegar voo para mais uma etapa da missão. Ser missionário é estar com a comunidade, viver, partilhar o pão e a vida… Mas também é partir. Pegar a estrada, o carro, o ônibus, o barco ou vôo, ou às vezes somente atravessar a rua… há alguém que precisamos encontrar.

O telefone vibrava no meu bolso. Alguém de longe me contava uma história de dor. Queria ouvir uma palavra ou queria apenas partilhar sua angústia. Queria um ouvinte. Obrigado por lembrar de mim.

Mas existem situações que precisam de tempo, de silêncio, para serem assimiladas. Nem sempre sabemos o que dizer.
Às vezes nem há o que dizer. Ou qualquer palavra pode apenas piorar a dor. Então a gente fala com o abraço, com o olhar. Mas eu estava longe, sem poder ver, sem poder abraçar.

Foi então que eu disse simplesmente: obrigado pela partilha. Aqui começa o meu apoio. Apoio alguém quando escuto sua história. Depois a gente encontra o rumo juntos. Não há sinais evidentes que nos apontem a direção.

Escutar o outro com respeito é o começo da ajuda, é o primeiro gesto de amor.