Coordenador da Bancada do Norte, Sidney Leite destaca potencial da Amazônia para solucionar problemas logísticos da região

Coordenador da Bancada do Norte, Sidney Leite destaca potencial da Amazônia para solucionar problemas logísticos da região

23 de julho de 2024 0 Por redação

O deputado federal participou nesta segunda-feira, 22, do Norte Export: I Seminário de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Integração do Brasil, em Palma (TO)

O coordenador da Bancada do Norte na Câmara Federal, deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) participou nesta segunda-feira, 22, do Norte Export: I Seminário de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Integração do Brasil, em Palma (TO). O seminário reuniu especialistas, autoridades do Governo Federal e do Estado, empresários e membros da sociedade civil para discutir o potencial e as soluções para os desafios de transporte e logística na região Norte.

Como coordenador da Bancada do Norte, Sidney representa 65 deputados federais da maior região do País. Durante o seminário, ele destacou o potencial da Amazônia para solucionar problemas logísticos, garantindo dignidade para a população e baixo impacto ambiental.

“Esse tema é muito importante porque a Amazônia pode representar muitas das soluções de logística e infraestrutura neste país. Eu entendo que é possível nós vivermos de forma muito sábia, garantindo a sustentabilidade ambiental, mas também a sustentabilidade social. O que não dá é para uma região tão rica ter tanta desigualdade social”, declarou o parlamentar.

Sidney destacou ainda que a região Norte, atualmente, representa mais de 45% do escoamento de grãos. Ele garante que é possível aumentar o escoamento por meio da rota do Solimões via Iquitos, chegando a Chancay no Peru e com isso diminuir em até 22 dias o tempo de deslocamento.

“Nós temos condições, não só por essa alternativa, mas pela BR-317, que atenderia tanto Tocantins, como boa parte do Mato Grosso, Rondônia e Acre. Nós potencializaríamos a demanda da região da Ásia, mas também melhoraríamos nossa relação comercial com os países vizinhos”, afirmou.

Participaram também do seminário, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o diretor-geral do DNIT, Fabricio de Oliveira Galvão, e o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

Foto: Divulgação