É fácil adiar nossa conversão, pensando que teremos tempo depois.

É fácil adiar nossa conversão, pensando que teremos tempo depois.

14 de novembro de 2025 0 Por redação

Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 17,26-37)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26 “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27 Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28 Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29 Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30 O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31 Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32 Lembrai-vos da mulher de Ló. 33 Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. 34 Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35 Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36 Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37 Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

Reflexão
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
À medida que o ano litúrgico se aproxima do fim, refletimos sobre a volta de Cristo. Jesus menciona os dias de Noé e Ló, onde as pessoas estavam ocupadas com suas vidas cotidianas até que um desastre inesperado ocorreu. Enquanto Noé e Ló foram salvos, muitos outros enfrentaram destruição.

Jesus alerta que Sua volta será repentina. O Julgamento Final virá sem aviso, portanto, devemos estar sempre vigilantes. É fácil adiar nossa conversão, pensando que teremos tempo depois. Essa é uma ilusão perigosa; nossa vida pode acabar a qualquer momento. Estamos prontos para nos apresentar a Ele?

Esse chamado à prontidão se aplica a cada dia. Jesus nos oferece Sua graça constantemente. Quando diz: “Quem busca preservar sua vida, perdê-la-á”, Ele nos convida a escolher a vontade de Deus em vez dos nossos desejos egoístas. Ao fazermos isso, encontramos verdadeira vida e salvação agora.

Vamos refletir: estamos dispostos a “perder nossas vidas” pelo Reino em cada momento? Se vivermos com graça e sacrifício, estaremos prontos para o julgamento final e experimentaremos a presença salvadora de Deus hoje.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém 🙌

O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!