Em live, Bolsonaro ameaça Zona Franca de Manaus – Assista ao vídeo:

Em live, Bolsonaro ameaça Zona Franca de Manaus – Assista ao vídeo:

21 de maio de 2021 0 Por redação

Em live na noite dessa quinta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro ameaça diretamente o Amazonas. “Zona Franca da Manaus, imagine Manaus sem a Zona Franca. Hein ô senador Aziz, você que fala tanto aí na CPI. Senador Eduardo Braga, imagine aí o estado sem a Zona Franca”.

Os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM) é presidente e membro da CPI da Covid-19 no Senado Federal respectivamente.

Bolsonaro ameaça ZFM em Live 20.05.21

Governo Bolsonaro sendo questionado na CPI da Covid-19 através de seu ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Nessa quinta-feira (20), o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello culpou a empresa White Martins e o Governo do Amazonas pelo colapso de oxigênio no estado em janeiro deste ano. No segundo dia de depoimento à CPI da Pandemia, Pazuello disse que a companhia não prestou informações claras ao poder público e a Secretaria da Saúde não fiscalizou o nível de estoque do insumo. Para o ex-ministro, o governo federal não teve responsabilidade no episódio.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) rebateu. O parlamentar lembrou que apresentou um pedido formal de intervenção no sistema de saúde do Amazonas. Mas o pedido foi negado pela União.

— O Ministério da Saúde não tomou providencias para resolver o problema de oxigênio. Por que não foi feita intervenção? Pedimos a intervenção na saúde publica do Amazonas para salvar vidas. Mas o governo não quis fazê-lo — disse Braga.

O ex-ministro admitiu que o tema foi levado ao Palácio do Planalto. Segundo ele, a possibilidade de intervenção foi discutida com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e um grupo de ministros.

“Cobaia”

Pazuello foi questionado sobre a plataforma TrateCOV, lançada pelo Ministério da Saúde em Manaus. O aplicativo recomendava o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19 para pacientes com sintomas da doença.

Segundo o ex-ministro, o programa nunca chegou a ser lançado oficialmente. O software teria sido “roubado” e “hackeado” enquanto ainda estava em fase de desenvolvimento.

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), contestou Eduardo Pazuello. Ele disse que o TrateCOV chegou a ser lançado oficialmente, com recomendação para uso de cloroquina em gestantes e crianças. Para Aziz, Manaus foi usada como “cobaia”.

Vídeo: reprodução/Internet