Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal, com foco na COP30, acontece em Manaus

Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal, com foco na COP30, acontece em Manaus

18 de agosto de 2025 0 Por redação

Com o tema “Pacto Econômico com a Amazônia frente às mudanças climáticas: rumo à COP30, o Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam) chega à 13ª edição em 2025. O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR) será o anfitrião dessa importante programação que tem que o apoio do Conselho Federal de Economia (Cofecon,) e acontecerá dr quarta até sexta-feira (dias 20, 21 e 22 de agosto), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus.

O Enam é um dos mais importantes fóruns de debate sobre o desenvolvimento regional na Amazônia, reunindo economistas, pesquisadores, gestores públicos e lideranças institucionais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. O evento teve sua primeira edição em 2006, na capital amazonense. Na ocasião, o presidente do Corecon-AM/RR era Martinho Azevedo e a vice-presidente era Denise Kassama.

Para a atual presidenta do Corecon-AM/RR, Michele Aracaty, o Enam 2025 chega com uma programação relevante e pertinente ao período pré-COP30 (evento que acontece de 10 a 20 de novembro (Belém-PA) e a temática em torno das mudanças climáticas), especialmente porque tem um papel formador e fomentador de ações da classe e em favor das pautas levantadas.

“Estamos imensamente felizes e honrados em organizar mais um Enam em Manaus. Reuniremos um time qualificado de especialistas para debater, em três dias, assuntos de grande impacto para a Amazônia Legal e sua população. Assuntos como liderança global das negociações climáticas, empreendimentos solidários, mercado de carbono, desindustrialização e sustentabilidade e inteligência artificial para economistas estão na pauta dos nossas palestras, painéis e oficinas do Enam”, afirmou Michele Aracaty, convidando economistas, professores e estudantes, como ainda conselheiros federais (Cofecon), conselheiros estaduais e presidentes dos Corecons, para participarem e contribuírem para o enriquecimento do debate.

Carta dos economistas será entregue à COP30

O evento, gratuito e realizado de forma híbrida (presencial e online), resultará na “Carta dos Economistas da Amazônia Legal”, um documento oficial com propostas econômicas para o desenvolvimento sustentável da região. O Cofecon entregará o documento ao comitê organizador da COP30, reforçando a contribuição dos economistas para o debate sobre mudanças climáticas e economia verde.

Organizado em parceria com Conselhos Regionais de Economia (Corecons) da região, o evento busca refletir sobre os desafios e oportunidades econômicas da região, propondo caminhos sustentáveis e endógenos de crescimento. Além disso, o evento busca promover a integração dos Corecons da região Norte; elaborar propostas e subsídios para políticas públicas; valorizar o papel do economista no desenvolvimento regional, e debater modelos sustentáveis.

Histórico

O último Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal, sua 12ª edição, aconteceu em novembro de 2021, com o tema “O Desenvolvimento Regional Sustentável”. Sustentabilidade, agenda 2030, potencialidades regionais, cadeias produtivas, bioeconomia e biotecnologia, vulnerabilidades socioeconômicas regionais e pandemia de Covid-19.

Subtemas debatidos durante três dias de encontro virtual, que resultou na Carta dos Economistas da Amazônia à sociedade e aos governantes, reforçando seus compromissos para o desenvolvimento sustentável da região, mas de forma endógena, utilizando-se dos recursos regionais e do protagonismo dos profissionais da economia e da sociedade como um todo.