Encontro de Tenores do Brasil emociona o público do Teatro Amazonas e nova edição já está confirmada para 2026

Encontro de Tenores do Brasil emociona o público do Teatro Amazonas e nova edição já está confirmada para 2026

27 de outubro de 2025 0 Por redação

O espetáculo, em comemoração ao Dia Mundial da Ópera, reuniu cantores nacionais e internacionais, em Manaus

O 14º Encontro de Tenores do Brasil encerrou com chave de ouro e com muita emoção por parte dos artistas e do público. O idealizador do projeto, o tenor Miquéias William, confirmou a realização da próxima edição em 2026. “Esta edição teve um nível técnico extraordinário, tanto dos tenores quanto da orquestra. A presença e o carinho do público nas duas noites superaram as expectativas e mostram que a ópera segue viva e querida na Amazônia”, destacou Miquéias William.

Realizado no fim de semana – sábado e domingo (25 e 26/10) –, no Teatro Amazonas, o espetáculo celebrou o Dia Mundial da Ópera (25 de outubro), reunindo grandes vozes nacionais e internacionais. O concerto reuniu os tenores Rim Park, da Coréia do Sul, Vitório Scarpi, do Paraná, Eduardo Machado, de Goiás, além do amazonense Miquéias William, produtor do evento. As apresentações contaram com a Orquestra Filarmônica do Amazonas, sob regência do maestro Otávio Simões, e com a participação especial de David Assayag.

A abertura teve dois grandes clássicos da ópera mundial: O Guarani, de Carlos Gomes, e A Cavalgada das Valquírias, de Richard Wagner. O público respondeu com entusiasmo ao talento dos músicos da orquestra.

Em tom bem-humorado, o maestro Otávio Simões arrancou risos da plateia ao brincar durante a apresentação: “O maestro Zubin Mehta tinha três tenores. Eu tenho quatro!”, se referindo à apresentação histórica dos Três Tenores – Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras – em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Em um dos momentos mais marcantes, Rim Park emocionou a plateia ao interpretar Arirang, canção tradicional considerada um hino das duas Coreias, do Norte e do Sul. Miquéias William apresentou uma versão delicada de Con te Partirò. Vitório Scarpi encantou com La donna è mobile, de Verdi, e Eduardo Machado mostrou técnica e emoção em De miei bolenti spiriti, ária do personagem Alfredo na ópera La Traviata, também de Verdi.

O levantador de toadas do Boi Garantido, David Assayag, fez o público cantar junto com ele clássicos do Festival de Parintins. Abriu sua participação com Saga de um Canoeiro, dividiu os vocais com Miquéias William em Festa da Raça, cantou Bicho Homem e encerrou com Vermelho, acompanhado de todos os tenores, sob aplausos da plateia.

O encerramento reuniu todos os tenores em interpretações vibrantes de O Sole Mio e Nessun Dorma, finalizando com a canção napolitana Funiculì Funiculà, de Luigi Denza, que fez o público cantar e bater palmas no ritmo da música.

Unindo gerações

O evento também foi um ponto de encontro entre gerações e culturas. A estudante Ana Oliveira contou que aguardava ansiosamente pela nova edição. “Eu já vim em outras edições com meus pais e, hoje, trouxe meus amigos para ver o Rim Park. Somos fãs da cultura coreana”, afirmou.

O comerciante Antônio Cavalcante aproveitou o concerto como um programa em família. “Trouxe meus dois filhos para que eles conheçam mais sobre a cultura da ópera e desenvolvam o gosto pela música”, disse.

A turista carioca Marta Rossi, que assistiu ao espetáculo durante passagem por Manaus em um cruzeiro, destacou a qualidade do evento. “Eu não esperava ter essa oportunidade aqui. Gostei muito! Foi incrível ver músicos tão talentosos reunidos em um único show e, ainda, contar com uma atração internacional como um tenor coreano”, afirmou.

Sobre a edição de 2026, Miquéias William promete novidades e atrações de peso. “O Encontro de Tenores nasceu de um sonho e, a cada ano, esse sonho cresce com o público, com os artistas e com o apoio de tantas pessoas que acreditam na música como força de união e beleza. Confirmar a próxima edição é celebrar o caminho que já percorremos e afirmar que a ópera segue encantando o público”, declarou.

A última noite do Encontro de Tenores do Brasil foi transmitida ao vivo pela televisão e pela internet, por meio do Amazon Sat e do Sistema Encontro das Águas, ampliando o alcance do espetáculo para todo o estado e outras regiões do país.

Fotos: Divulgação