Escolher corajosamente a Cristo

Escolher corajosamente a Cristo

29 de outubro de 2025 0 Por redação

Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 13,22-30)
Naquele tempo, 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24 “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27 Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

REFLEXÃO
Meu irmão, minha irmã, paz e bem!
O que nós precisamos compreender deste Evangelho é que precisamos nos esforçar para entrar pela Porta Estreita.
O Evangelho de hoje nos apresenta uma pergunta muito atual.

Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?

Jesus, como sempre, não responde diretamente com números. Ele não fica especulando quantos vão se salvar, quantos vão se converter, quantos vão fazer a vontade d’Ele. Não! Jesus não quer que façamos esse tipo de cálculos e perguntas. Seu olhar é para dentro de nós, para que possamos tomar uma decisão pessoal e corajosa por Ele, ou seja, viver com seriedade o caminho da salvação.

O termo “esforçar-vos” no original grego é agonizeste, que lembra o esforço de um atleta numa competição ou de um soldado em combate.
Isso mostra que a vida cristã não é passiva, mas uma luta diária contra o egoísmo, a superficialidade e o pecado.

A porta estreita não é uma imagem para nos assustar, mas para nos despertar. Lembre-se, meu irmão: Jesus não quer a nossa perdição.
Ele quer a nossa salvação. Por isso não vivamos a dinâmica da “Porta Estreita” com medo, mas para nos despertar para a vida eterna e para nos desvencilhar do pecado.

O Senhor nos ajude e nos liberte de todo medo que possa nos levar para longe de Deus.

Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém 🙌

O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!