EVANGELHO DESTA QUARTA, 1° DE OUTUBRO
1 de outubro de 2025Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

Evangelho (Lc 9,57-62)
Naquele tempo, 57 enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58 Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59 Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60 Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61 Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62 Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Quando Jesus diz a um potencial seguidor que não tem onde descansar a cabeça, Ele não o rejeita, mas o desafia. Cristo percebe que a devoção do homem é mais por aparência do que um desejo real de segui-Lo. Sua resposta nos convida a embarcar em uma jornada de fé verdadeira, além das palavras vazias.
Seguir Cristo exige entrega total, não apenas parte de nossas vidas. Não podemos ter corações divididos ou buscar ganhos pessoais. Esse chamado ressoa em nosso interior e, ao darmos tudo, recebemos Seu amor em plenitude.
Nosso compromisso deve ser baseado em intenções puras, motivadas pelo amor a Deus e não pela busca de reconhecimento. Uma vez comprometidos, não devemos olhar para trás. Jesus alerta que quem olha para o passado não está apto para o Reino de Deus. Essa jornada pede que deixemos nossa vida antiga para trás e enfrentemos as tentações com firmeza. Vamos refletir: nosso compromisso é total? Nossas motivações são puras? Reafirmemos nosso desejo de segui-Lo sem hesitações.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!