EVANGELHO DESTA SEGUNDA, 21 DE JULHO
21 de julho de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

EVANGELHO DO DIA
- S. Mateus 12,38-42
Naquele tempo, 38 alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39 Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40 Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
por um sinal espetacular
No Evangelho de hoje, vemos um grupo de escribas e fariseus se aproximar de Jesus pedindo um sinal. Quantos de nós pede sinais para Deus? Mas eles não pedem um sinal simplesmente por milagre, por fé. Eles querem uma prova de que Jesus é Deus, de que Ele é o Messias esperado. Eles querem algo espetacular como se dissesse: “Se é mesmo quem diz ser, prova com o espetáculo celestial”. É isso que eles queriam falar para Jesus.
Estavam tentando Jesus, mas Ele, conhecendo os corações endurecidos – esse é o ponto principal de quem pede sinais –, corações fechados, responde com firmeza para os fariseus e escribas: “Uma geração má e adulta me pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado a não ser do profeta Jonas!”.
O que é esse sinal? Ele mostra que Jonas passou três dias no ventre do grande peixe antes de ser lançado à terra. Significa o quê? Significa o símbolo da morte e da ressurreição de Jesus, ou seja, esse sinal definitivo, a cruz e a ressurreição.
Qual é o maior sinal de Jesus para nós? A cruz e a ressurreição. É o sinal do amor de Deus que se entrega por nós até o fim.
Você não pode querer outro sinal, meu irmão, minha irmã, a não ser o sinal da cruz e da ressurreição. E quantas vezes caímos nessa tentação de não acreditar que Jesus passou pela morte e ressuscitou! Se nós tivermos um coração endurecido como dos fariseus, viveremos somente de sinais.
Deus não quer que você viva de sinais. Deus quer que você viva da fé, confiando na Sua graça. A cruz de Cristo é o amor incondicional de Deus, Sua fidelidade até a morte e Sua vitória sobre o pecado.
É isso que nós precisamos viver, uma fé madura, pois uma fé que exige provas é uma fé que não confia.
Que o Senhor nos abençoe e nos dê a graça de vivermos a maturidade da fé entregando a nossa vida e o nosso coração ao Senhor.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!