EVANGELHO DESTA SEXTA, 18 DE JULHO
18 de julho de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.
EVANGELHO DO DIA
S. Mateus 12,1-8
1 Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2 Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo, o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3 Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4 Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5 Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6 Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7 Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8 De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Quando Moisés entregou os Dez Mandamentos, ficou proibido trabalhar no sábado, conforme o Terceiro Mandamento (Êxodo 20:10). Em época de Jesus, os fariseus ampliaram essa regra a 39 tipos de trabalho, incluindo colher e moer grãos. Assim, ao ver os discípulos colhendo grãos para se alimentar, eles os condenaram.
A mensagem principal é que os discípulos, que abandonaram tudo para seguir Jesus, agiam por necessidade, não por desobediência. A passagem alerta: evite julgar os outros sem compreender suas razões. O direito de condenar não é nosso, mas ajudar o próximo na jornada.
Ó Juiz Divino, que conhece o coração, peço que, com Tua autoridade, revele meus pecados e me livre de julgar os outros.
Enche meu ser com compaixão e verdade. Em Ti, Jesus, confio.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!
