EVANGELHO DESTA SEXTA, 25 DE JULHO
25 de julho de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

EVANGELHO DO DIA
S. Mateus 20,20-28
Naquele tempo, 20 a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21 Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22 Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23 Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25 Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26 Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27 quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28 Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Tiago, irmão de João e filho de Zebedeu e Salomé, foi chamado por Jesus enquanto consertava redes com seu irmão. Ao ser chamado, deixaram de imediato o barco (Marcos 1:20). Tiago marcou momentos importantes: presenciou a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração e outros fatos. Em Atos, é o primeiro apóstolo a se tornar mártir, morto por Herodes em 44 d.C.
Salomé, sua mãe, pediu a Jesus que seus filhos ocupassem lugares de honra no Reino. Desafiados a beber o cálice do sofrimento, eles aceitaram. Mesmo cientes da paixão de Cristo rumo a Jerusalém, desejavam permanecer próximos a Ele, dispostos a enfrentar sacrifícios e perseguições.
Que possamos responder a Jesus com coragem e seguir seu caminho de sacrifício, alcançando a glória do Reino dos Céus.
Ó Rei Glorioso, Tu nos chamas para partilhar Teu Reino vindouro.
Que eu, junto aos santos, possa entrar e desfrutar de Tua glória.
Escolho o caminho que conduz a esse Reino e entrego minha vida em sacrifício por Ti e pelos outros.
Jesus, deposito minha plena confiança em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!
