EVANGELHO DESTA TERÇA, 19 DE AGOSTO
19 de agosto de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

EVANGELHO DO DIA
S.Mateus 19,23-30
Naquele tempo, 23 Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. 24 E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25 Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26 Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. 27 Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?” 28 Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30 Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros”.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
De acordo com a tradição, o “olho da agulha” era um pequeno portão em Jerusalém. Para que um camelo passasse, ele precisava ser descarregado e rastejar. Santo Anselmo usou essa imagem para mostrar que os ricos devem se desapegar de suas riquezas para entrar no Céu, o que exige humildade.
Esse ensinamento surgiu quando o jovem rico se afastou triste por sua riqueza. Os discípulos ficaram alarmados, levando Jesus a afirmar: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.”
A salvação é pela graça de Deus. O problema não é ter riquezas, mas ser dominado por elas. Esse apego pode afetar todos, independentemente da condição financeira. O ideal é ter pobreza de espírito e liberdade em relação às posses.
Devemos refletir sobre nossa fé em Jesus. Estamos mais preocupados com segurança ou bens materiais? Oremos para nos desapegarmos do que é passageiro e escolher o verdadeiro tesouro do Céu, que traz satisfação eterna.
Senhor, que eu seja preenchido com Tua riqueza espiritual, superando as posses materiais. Ajuda-me a valorizar Tua graça como meu verdadeiro tesouro. Jesus, eu confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!
