EVANGELHO DO DIA | Reflexão
1 de abril de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.
EVANGELHO DESTA TERÇA, 1° DE ABRIL DE 2025
- São João 5,1-16
Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2 Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3 Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos —. 4 De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5 Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6 Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7 O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8 Jesus disse: “Levanta-te, pega a tua cama e anda”. 9 No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10 Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11 Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’ “. 12 Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda?’ ” 13 O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14 Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15 Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16 Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
REFLEXÃO:
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!✌️🤠
Apenas quem enfrentou por tanto tempo entende a luta deste homem. Por 38 anos, ele não podia andar e visitava uma piscina considerada milagrosa, esperando pela cura nas águas agitadas.
Jesus percebeu seu desejo profundo de caminhar, essencial em sua vida. Sua incapacidade o tornava dependente e vulnerável, revelando seu sofrimento contínuo. Movido pela compaixão, Jesus escolheu curá-lo física e espiritualmente.
A maior virtude desse homem era a paciência e perseverança—manter a esperança em meio a provações longas. Em vez de desistir ou buscar soluções rápidas, sua paciência fortaleceu sua fé e alegria durante as lutas.
Vendo sua perseverança, Jesus o curou para restaurar sua caminhada e fortalecer sua fé, incentivando-o a segui-Lo.
Hoje, reflita sobre a paciência e perseverança. Encare seus desafios como chances de crescer nessa virtude. Veja como você responde às provações—com esperança e paciência ou frustração? Reze para desenvolver essa qualidade e esforce-se para imitar sua firmeza.
Diga hoje: Deus, fortalece-me nas dificuldades, renova minha esperança e alegria, ajuda-me a confiar em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso: PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!