Governo do Amazonas avança na interiorização da transição energética com participação ativa de municípios 

Governo do Amazonas avança na interiorização da transição energética com participação ativa de municípios 

12 de março de 2024 0 Por redação

Vice-governador Tadeu de Souza abriu seminário em parceria com WWF-Brasil que discute o papel dos municípios no uso de energia limpa 

O Governo do Amazonas intensifica as ações para integrar os municípios do interior nas discussões sobre a transição energética como forma de gerar desenvolvimento econômico sustentável. Representando o governador Wilson Lima, o vice-governador Tadeu de Souza fez, nesta terça-feira (12/03), a abertura oficial do seminário “O papel dos municípios na transição energética do Amazonas – eletricidade, transporte e economia”. 

O evento foi realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, e reuniu prefeitos, vice-prefeitos e representantes de 25 prefeituras amazonenses. A iniciativa é da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), em parceria com World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil), e visa identificar os potenciais energéticos para impulsionar novas economias no interior.

Tadeu de Souza destacou que o Amazonas desempenha papel estratégico para a ampliação do uso de energia alternativa diante da demanda global para a redução de emissões dos gases do efeito estufa. Ele ressaltou que o seminário é o pontapé inicial para expandir o desenvolvimento gerado pelo uso de recursos renováveis, como o gás natural e a biomassa (matéria orgânica vegetal ou animal usada como fonte de energia limpa e sustentável). 

“Do comércio à indústria, pequena e grande indústria, todos precisam de energia. E essa energia precisa estar antenada e associada com essas necessidades contemporâneas de descarbonização. A gente tem um desafio histórico de fazer com que o homem do interior, se enraíze e possa se fixar em seu município com qualidade de vida, com renda, com emprego, com trabalho e com dinheiro no bolso”, destacou o vice-governador.

Potencialidades

A analista em conservação em transição energética e infraestrutura da WWF-Brasil, Alessandra Mathyas, reiterou que o Amazonas tem potencial para a geração de mais fontes renováveis de energia. No evento, a organização não-governamental orientou os participantes sobre como acessar fontes de financiamento para a transição energética.

“O caroço de açaí é um resíduo que não pode ser fertilizante, não pode ser jogado no rio, mas é excelente para gerar eletricidade, para gerar energia, para gerar calor. Isso pode ser usado, isso é tecnologia nacional. O mesmo a gente pode falar dos caroços dos ouriços das castanhas, que também é um energético incrível, o pocuro do peixe e a vegetação que fica em cima dos igarapés. Tudo isso vira biogás”, explicou.

O presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, destacou o papel do Governo do Amazonas como elo para o desenvolvimento do setor elétrico no interior.

“Quando nós temos um seminário para discutir com os donos de grandes empresas que trabalham com o setor energético, nós vemos justamente a possibilidade de deixar de ser um sonho e começarmos a pensar realmente nesta interiorização. Eu fico muito feliz com a iniciativa tomada pelo governador Wilson Lima e o vice-governador Tadeu de Souza”, declarou.

Além do vice-governador, participaram do seminário os prefeitos de Amaturá, José Eufrásio; de Iranduba, Augusto Ferraz; de Manaquiri, Jair Souto; o vice-prefeito de Fonte Boa, Alailson Lisboa; a vice-prefeita de Manacapuru, Valcileia Flores. Outras 20 prefeituras do interior do estado enviaram representantes. 

Sobre o evento

De acordo com o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, a realização do evento segue a orientação do governador Wilson Lima em interiorizar a gestão de tecnologias de fontes renováveis de energia e eficiência energética, em sintonia com a lei estadual nº 5.350/2020.

“Durante o evento, serão abordados temas muito importantes para o município, como financiamento para essa nova transição energética, onde conseguir, como conseguir. Com a floresta em pé, não precisa derrubar floresta para ter atividade. Vamos discutir como é que a gente pode conseguir esse avanço”, apontou.

A iniciativa, direcionada para prefeitos municipais e demais gestores públicos municipais e estaduais, além de representantes de instituições de pesquisa e desenvolvimento, também é uma promoção conjunta com o Instituto E+ e o Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), com apoio da Associação Amazonense de Municípios (AAM).

Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria