Jesus chora pela nossa ruína espiritual causada pela falta de fé

Jesus chora pela nossa ruína espiritual causada pela falta de fé

20 de novembro de 2025 0 Por redação

Evangelho (Lc 19,41-44)
Naquele tempo, 41 quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42 “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43 Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44 Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Reflexão
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!

À medida que Jesus se aproximava de Jerusalém antes de Sua Paixão, Ele olhou para a cidade e chorou. Sua tristeza não era apenas pela destruição física que viria, mas pela ruína espiritual causada pela falta de fé. Ele lamentou porque sabia que muitos rejeitariam Seu sacrifício.

Entrando como o Cordeiro Sacrificial, Jesus sabia que muitos não aceitariam Seu dom de salvação e até planejariam Sua morte. No entanto, Ele reagiu com uma profunda tristeza em vez de raiva. Ele chorou por amor ao povo que O condenaria.

Quando enfrentamos injustiças, muitas vezes reagimos com raiva ou defensividade. Jesus nos ensina a responder com santa tristeza, um ato poderoso de amor diante da perseguição. Enquanto a raiva é pecaminosa, essa tristeza pode ser transformadora.

Devemos cultivar essa virtude. A santa tristeza nos ajuda a amar aqueles que nos feriram e pode levar à reflexão e arrependimento deles. Reflita sobre suas reações ao mal ao seu redor e peça a graça de lamentar com o coração amoroso de Cristo, permitindo que Seu amor transforme sua alma e os pecados dos outros.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém 🙌

O Evangelho do Dia é publicado no Portal Agência WebNews, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir à Santa Missa em uma igreja católica próximo da sua casa!

Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão, Exéquias da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Três vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.