Leis em vigor no Amazonas garantem mais proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

Leis em vigor no Amazonas garantem mais proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

13 de julho de 2021 0 Por redação

Muito tem se falado a respeito do combate à violência contra mulher, porém ainda é alto o número de vítimas de atos desse tipo. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), mostram que em 2020, 16 feminicídios ocorreram no Estado, 13 em Manaus e três no interior.

Neste ano, até o momento, foram registrados 8.455 casos de violência contra mulher. Sobre isso, o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), com Projetos de Lei (PL) e Leis em vigor acerca do assunto comentou que “É assustador ver a crescente de casos desse tipo. Só no ano passado, mais de 25.400 (vinte e cinco mil e quatrocentos) registros de violência dos mais diversos tipos contra a mulher foram feitos no Amazonas. Por isso falo tanto da importância da implantação dos nossos projetos e indicações de amparo às mulheres e de combate a essas atitudes covardes”, ressaltou o parlamentar.

Felipe é autor da Lei que possibilita à mulher vítima de violência, registrar B.O. por meio da Delegacia Interativa durante a pandemia do novo coronavírus e também da Lei que cria a  “Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo”, cujo objetivo é promover atividades educativas de conscientização e orientação, inclusive campanhas específicas, relacionadas ao assunto. Lei nº 5.263, de 29 de setembro de 2020 e Lei nº 5.460, de 21 de maio de 2021, respectivamente.

“Por diversas vezes, os comportamentos abusivos são confundidos com amor, carinho e até preocupação. É preciso escancarar urgentemente a gravidade disso, apresentar às pessoas o que caracteriza, o que é e quais as consequências de um relacionamento abusivo, para que haja uma melhor compreensão e elas possam identificar os sinais desse ato tão prejudicial à família e à sociedade como um todo”, disse Felipe.

Outros Projetos do deputado:

Projeto de Lei nº 87/2021:

Assegura o sigilo dos dados das mulheres em situação de risco decorrentes de Violência Doméstica e Intrafamiliar, bem como dos dados de seus filhos e outros membros da família, nos cadastros dos órgãos e secretarias do Estado do Amazonas.

Projeto de Lei 249/2021:

Institui Ações de Enfrentamentos ao Feminicídio no âmbito do estado do Amazonas.

Foto: Divulgação