PL do Crea-AM e do deputado Sinésio Campos cria oportunidade de trabalho no setor público para recém-formados nas áreas de engenharia, agronomia e geociências

PL do Crea-AM e do deputado Sinésio Campos cria oportunidade de trabalho no setor público para recém-formados nas áreas de engenharia, agronomia e geociências

4 de novembro de 2025 0 Por redação

Um projeto encabeçado pela presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, em parceria com o deputado estadual Sinésio Campos (PT), promete facilitar a transição entre a formação acadêmica e a prática profissional de recém-formados em Engenharia, Agronomia e Geociências no âmbito da administração pública.

Trata-se do Projeto de Lei nº 922/2025, que institui o Programa de Residência Técnica. O PL foi protocolado no mês passado, mas anunciado oficialmente na manhã desta segunda-feira (3), durante a sessão especial em homenagem ao Dia dos Professores e Professoras de Engenharia, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Durante a solenidade, o deputado Sinésio Campos concedeu à presidente do Crea-AM o anúncio oficial da proposta. “O deputado Sinésio demonstrou extrema sensibilidade à nossa causa. Esse PL estabelece diretrizes para a criação do Programa de Residência Técnica, um programa que tem como proposta garantir que os recém-formados em Engenharia, Agronomia e Geociências possam colocar em prática o que aprenderam com seus professores, adquirindo experiência profissional no âmbito da administração pública do nosso estado”, destacou Alzira Miranda.

Na CCJR
A proposta já foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Aleam, presidida pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL). “Junto ao deputado Sinésio, faremos a devida articulação para que o projeto se torne realidade”, afirmou a presidente do Conselho.

O deputado Sinésio Campos reforçou a importância da iniciativa: “Apresentamos aqui um Projeto de Lei que estabelece diretrizes para a criação de um programa de residência técnica destinado à especialização de recém-formados em cursos de graduação nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, no âmbito da administração direta e indireta do Estado do Amazonas. Esse foi um pedido do Crea-AM, da companheira Alzira, e já está tramitando, na certeza de que em breve teremos mais uma grande contribuição”, declarou.

De acordo com a justificativa do projeto, o Programa de Residência Técnica representa uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional para recém-graduados com até cinco anos de formação. A iniciativa permitirá que esses profissionais vivenciem a prática de sua formação acadêmica no contexto da administração pública, adquirindo experiência, aprimorando competências e contribuindo para a melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade amazonense.

Parcerias
O PL também prevê que o programa seja desenvolvido em parceria com instituições de ensino superior, órgãos públicos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, incluindo o próprio Crea-AM, por meio da celebração de convênios e termos de cooperação.d
Foto: Divulgação