Projeto de Amom Mandel que prioriza recursos do Fundeb para alunos com autismo avança na Câmara

Projeto de Amom Mandel que prioriza recursos do Fundeb para alunos com autismo avança na Câmara

3 de setembro de 2025 0 Por redação

Deputado celebra avanço de proposta que assegura destinação de recursos para garantir salas multifuncionais e combater desigualdades na educação

Brasília/DF – A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 598/2024, de autoria do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), que altera a Lei do Fundeb (Lei nº 14.113/2020) para priorizar o repasse de recursos a escolas públicas que ofereçam salas multifuncionais de atendimento educacional especializado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades específicas.

A aprovação representa um marco importante na tramitação da proposta e reforça o compromisso do deputado com a inclusão educacional e a valorização da diversidade no ambiente escolar.

“Esse projeto nasce de uma vivência pessoal e da escuta ativa das famílias. É um avanço que pode transformar o acesso à educação para alunos autistas e com outras necessidades específicas. Nossa luta agora é para que ele avance nas próximas etapas e se torne realidade em todo o país”, afirmou Amom Mandel.

Primeiro deputado federal declaradamente autista do Brasil, Amom tem atuado em pautas estruturantes que promovem a acessibilidade, a inovação na gestão pública e o respeito às diferenças. A proposta do PL 598/2024 é que escolas regulares que contem com salas de recursos multifuncionais tenham prioridade no recebimento de verbas do Fundeb, de forma a garantir atendimento especializado e qualificado, conforme diretrizes do Ministério da Educação.

Próximos passos

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Educação, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Sendo conclusivo nas comissões, o PL não irá ao plenário. Seguirá direto para o Senado.


Foto: Divulgação