Reabertas as inscrições para a capacitação gratuita em projetos esportivos até 15 de abril

Reabertas as inscrições para a capacitação gratuita em projetos esportivos até 15 de abril

1 de abril de 2025 0 Por redação

A Rede CT fortalece iniciativas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ampliando o acesso à Lei de Incentivo ao Esporte

Profissionais e organizações que desenvolvem iniciativas sociais com foco no esporte têm uma nova oportunidade de qualificação. A Rede CT – Capacitação e Transformação, projeto dedicado à qualificação de empreendedores sociais esportivos para a utilização da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, reabriu as inscrições para a segunda turma de seu programa de formação voltado a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com projetos esportivos. A primeira leva de inscrições aconteceu entre os dias 13 e 28 de março. A partir de 01 de abril com duração até dia 15, estão reabertas as inscrições que deverão preencher a segunda turma da capacitação. Os interessados podem se inscrever através do site https://capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct.

Até o momento, o projeto recebeu 406 inscrições, abrangendo todos os 19 estados das regiões foco e o Distrito Federal, com a seguinte distribuição: 182 inscrições no Nordeste (44,8%), 119 no Norte (29,3%) e 105 no Centro-Oeste (25,9%).

Em levantamento realizado o projeto revela que 70% das organizações nunca atuaram com nenhum tipo de Lei de Incentivo, e 52% não possuem recursos suficientes para arcar com seus custos fixos, destacando a importância de iniciativas como a Rede CT para viabilizar projetos esportivos. No entanto, é inspirador notar que 39% das organizações já receberam prêmios ou menções honrosas por suas atividades, evidenciando o impacto positivo já gerado pelas iniciativas sociais esportivas.

Juntas, essas organizações atendem 1.123.480 pessoas em suas comunidades e contam com 9.099 profissionais atuando diretamente, sejam contratados ou voluntários, demonstrando a magnitude do trabalho realizado.

A Rede CT busca descentralizar o acesso aos recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, garantindo que mais organizações das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste possam estruturar projetos e captar investimentos. Em 2024, seu primeiro ano de atuação, o programa formou 322 OSCs em 20 estados, beneficiando indiretamente 170 mil pessoas em 194 cidades, muitas delas em áreas de difícil acesso. As organizações atuam em diferentes setores, aliando o esporte à educação, cultura, meio ambiente e direitos sociais, atendendo públicos diversos, como crianças, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais e LGBTQIAPN+.

“Com os projetos elaborados na formação do ano I, somamos mais de 63 milhões de reais que podem ser captados e convertidos em desenvolvimento para estas regiões. Isso representa cerca de 27% do que foi movimentado financeiramente nestas regiões pela Lei de Incentivo ao Esporte nos últimos 3 anos”, conta Gigi Favacho, gerente de projeto Rede CT.

O projeto nasceu a partir da união do Instituto Futebol de Rua e da Rede Igapó, e tem como principal patrocinador o banco Itaú. Neste ano, também recebe o apoio da B3, a bolsa de valores brasileira.

Critérios de participação

Podem concorrer ao edital organizações da sociedade civil com projetos esportivos que tenham sede nas regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). São oferecidas duas vagas por organização.

Sobre o Projeto CT

O Projeto CT – Capacitação e Transformação é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua e Rede Igapó, além do patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa auxilia programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 2024, 477 organizações participaram da capacitação, e 144 receberam mentoria. Em 2025, o projeto busca ampliar esse impacto, alcançando ainda mais representantes de OSCs.