Suframa abre inscrições para a 9ª Reunião do Fórum de Corregedorias

Suframa abre inscrições para a 9ª Reunião do Fórum de Corregedorias

26 de janeiro de 2026 0 Por redação

A Suframa anuncia a abertura das inscrições para a 9ª Reunião do Fórum de Corregedorias da Área Econômica (FOCO.E+). O evento, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de março de 2026, no Auditório Floriano Pacheco (Sede da Autarquia), terá como tema central a “Integridade na Relação Público-Privada”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://doity.com.br/ix-reuniao-do-forum-de-corregedorias-da-area-economica. Para o público externo – composto por servidores de outros órgãos, agentes públicos estaduais e municipais e representantes da sociedade civil –, foi disponibilizado um lote específico de 150 vagas.

O encontro visa reunir membros signatários do Fórum, servidores da Suframa, entes públicos do Amazonas e de outras regiões do País, além de empresas com inscrição ativa na Autarquia, para debater boas práticas de governança e conformidade.

Programação
A agenda do evento foi estruturada para atender diferentes públicos ao longo dos três dias. No dia 10 de março, pela manhã, haverá programação de visitas técnicas às indústrias, por meio do programa “Zona Franca de Portas Abertas”. A participação é por adesão voluntária dos inscritos, sujeita ao limite de vagas das empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) parceiros. Já no período da tarde, na Sala das Adjuntas, ocorrerá a Reunião Técnica exclusiva para os membros signatários do FOCO.E+ (Corregedores Titulares ou substitutos), voltada à discussão do planejamento das ações do Fórum para 2026, e, no Auditório, será realizada paralelamente uma oficina sobre perícias médicas e seus impactos nos procedimentos correcionais envolvendo servidores e representantes dos entes públicos participantes.

O dia 11 de março, aberto ao público, é considerado o dia chave para a interação com o setor produtivo. A programação será voltada para empresas com cadastro na Suframa e demais inscritos, abordando a integridade na relação público-privada, com apresentação de cases de sucesso e boas práticas tanto para Corregedorias quanto para a iniciativa privada. No dia 12 de março, a programação continua com painéis e oficinas, com temas predominantemente afetos à matéria correcional, mas abertos à participação dos servidores e inscritos em geral.

Exposição
Além de participar dos debates, as empresas com inscrição ativa na Suframa poderão, voluntariamente, expor seus produtos ou serviços durante o evento. A organização concederá espaço nas dependências da Autarquia para a montagem de stands, que poderão funcionar da tarde do dia 10 de março até o encerramento, no dia 12 de março. As empresas interessadas devem manifestar interesse respondendo ao convite oficial.

De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a integridade na relação público-privada não é apenas um conceito teórico, mas um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. “Ao abrir as portas da Suframa para este debate, queremos fortalecer a governança e mostrar que é possível aliar crescimento econômico com ética e transparência. Convido todos, servidores, empresários e a sociedade, a participarem ativamente deste fórum, que certamente trará ganhos significativos”, afirmou Saraiva.

foto: Suframa/Divulgação