Suframa e ABDI firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar a bioindústria na Zona Franca de Manaus

Suframa e ABDI firmam Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar a bioindústria na Zona Franca de Manaus

11 de abril de 2025 0 Por redação

Objetivo é ampliar a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinaram, no dia 7 de abril de 2025, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 01/2025. O objetivo é desenvolver atividades conjuntas, no âmbito das competências institucionais de cada órgão, com foco na promoção da inovação e do desenvolvimento da bioindústria na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A formalização do ACT decorre de tratativas iniciadas anteriormente entre as instituições e foi validada pelas unidades técnicas da Suframa. A vigência do acordo é de 24 meses a partir da data de assinatura, e não envolve repasse de recursos financeiros entre os partícipes. O documento foi assinado pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e pelo presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.

O ACT visa à conjugação de esforços para o fortalecimento da competitividade das indústrias locais, promovendo o crescimento sustentável e a adoção de tecnologias inovadoras no setor de bioindústria, com base na biodiversidade amazônica. Também estão previstas ações voltadas ao impulsionamento do Polo Industrial de Manaus (PIM) e à consolidação da ZFM como modelo de desenvolvimento industrial sustentável. Um dos produtos almejados da parceria é a Divulgação do PIM como case de desenvolvimento industrial sustentável durante a COP30.

Outro objetivo é ampliar a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nas empresas da região, com ações alinhadas ao Programa Nova Indústria Brasil e ao Plano de Transformação Ecológica, conforme estabelecido no Plano de Trabalho.

“A parceria com a ABDI é estratégica e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, integrando inovação, indústria e biodiversidade em uma agenda comum”, declarou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

Na estrutura da Suframa, a Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional será a responsável pela execução e acompanhamento das ações previstas no ACT. O acordo também estabelece diretrizes para garantir transparência, proteção de dados, sigilo de informações sensíveis e respeito à legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Foto: