Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas, marcando um novo ciclo, com olhar no futuro
11 de abril de 2025A cerimônia, realizada no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Em uma noite marcada pela afirmação do protagonismo juvenil na política, o governador Wilson Lima, deu posse, quinta-feira (10/4), à primeira diretoria do União Jovem do Amazonas, formada pelo presidente Neibe Araújo, professor universitário, e a vice Arianny Cidade, bacharel em Direito. A cerimônia, realizada no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), reuniu autoridades, lideranças partidárias e centenas de jovens de Manaus e do interior. Também contou com a presença da presidente do União Jovem do Brasil, Carol Araújo.
Presidente estadual do partido, o governador Wilson Lima disse que a implantação do União Jovem do Amazonas representa a afirmação de uma juventude que quer espaço, quer voz e quer ser parte ativa da construção de um estado moderno e promissor. “O futuro não é onde vamos chegar. É o que vamos construir. E quem vai construir são vocês”, afirmou Wilson Lima, arrancando aplausos da plateia presente.
O governador ressaltou que o momento vivido pela juventude transcende a política tradicional, sendo parte de um novo ciclo de construção do futuro. “O União Jovem não é apenas um braço do partido, é um laboratório de ideias. Com essa juventude, temos certeza que estamos pavimentando um caminho seguro”, declarou.
O governador reiterou seu compromisso com políticas públicas voltadas para os jovens e listou uma série de ações implementadas pelo governo estadual. Citou o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), voltado ao desenvolvimento esportivo e à formação cidadã de crianças e adolescentes. “Talvez esse jovem não se torne um atleta profissional, mas com certeza estará menos exposto à violência. O esporte forma disciplina, promove cooperação, desenvolve responsabilidade”, observou.
Outro destaque da fala de Wilson Lima foi o Passe Livre Estudantil, que garante, com recursos do Governo do Amazonas, pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), transporte público gratuito para estudantes das redes estadual e municipal de ensino. O governador também mencionou os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e os novos laboratórios de robótica implementados em escolas públicas, que já mostram resultados. “No último vestibular, a maioria dos aprovados nas universidades públicas do Amazonas veio da rede estadual. Isso mostra que estamos no caminho certo: oferecendo oportunidades reais aos nossos jovens”, apontou.
O presidente do União Jovem do Amazonas, Neibe Araújo, destacou o evento como um marco sem precedentes. Ele assumiu o compromisso de percorrer o interior e consolidar uma rede de jovens para “transformar realidades”. “Vamos fazer um grande levante de jovens. Vamos mostrar que cada um pode ser exemplo e agente de mudança. Nós somos soldados da boa política, da política transformadora que o governador Wilson Lima tem feito”, declarou. Neibe citou ações como o Pelci, o programa Respirar e a implantação de iluminação pública em LED no interior como exemplos de políticas que mudam realidades e impactam diretamente a juventude.
» PRESENÇA NACIONAL – Presente na cerimônia, a presidente do União Jovem do Brasil, Carol Araújo, destacou a importância de lideranças políticas que abrem espaço para a juventude. Ela fez questão de reconhecer a gestão de Wilson Lima como exemplo de liderança que se compromete com a formação de novas gerações. “A gente só consegue desenvolver um trabalho sério quando tem líderes ao nosso lado. O governador Wilson Lima tem visão, tem gestão. A juventude precisa de direção, e, aqui no Amazonas, ela está encontrando isso”, disse Carol, que também destacou a necessidade de união em um cenário nacional que, segundo ela, carece de referências e coesão política.
O segundo vice-presidente estadual do União Brasil, Marcellus Campêlo, durante seu discurso, reforçou a importância da juventude como protagonista do futuro político do estado. Destacou o trabalho voltado à juventude, dentro das ações da UGPE e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), órgãos que dirige. Dentre eles, os investimentos na reforma e ampliação dos campos esportivos nas comunidades, na capital e interior. “Estamos dando forma aos sonhos dessa juventude, ocupando espaços, criando oportunidades. O futuro político do Amazonas está aqui, diante de nós, e precisamos dar as ferramentas para que ele floresça”, frisou.
A vice-presidente do União Jovem do Amazonas, Arianny Cidade, por sua vez, agradeceu a confiança do governador e destacou o papel da mulher na construção de um novo Amazonas. “É uma honra assumir essa missão. Vamos transformar ideias em realidade, lado a lado com Neibe, com o apoio do partido, com a força dos jovens. Esse é só o começo de uma grande história”, reforçou.
Foto: Raimundo Paixão/União-AM