Zé Ricardo inicia seu mandato de vereador, dando voz à população para sugestões e propostas de políticas públicas para Manaus
25 de janeiro de 2025A iniciativa, que é uma postura adotada por ele desde seu primeiro mandato de vereador (2005 a 2010)
Cobrar da Prefeitura o cumprimento das leis do transporte público; uma política de resíduo sólidos mais eficaz para cidade, principalmente na coleta e na educação das pessoas e suas responsabilidades, como também a fiscalização dos recursos do Fundeb e da Educação, foram algumas propostas recebidas durante o planejamento do mandato do vereador Zé Ricardo (PT), que reuniu representantes de diversos segmentos de Manaus, como: Associação de moradores de bairros, movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores e demais representações. A iniciativa, que é uma postura adotada por ele desde seu primeiro mandato de vereador (2005 a 2010), passando pelos mandatos de deputado estadual e federal, foi realizada no auditório da Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na manhã deste sábado (25).
Durante o planejamento, Zé Ricardo fez uma breve prestação de contas, e destacou que parlamentar é um fiscal do povo e que deve legislar ouvindo das pessoas propostas e sugestões que contribuirão para suas ações e lutas na Câmara Municipal de Manaus, como também prestar contas de suas ações. “Nossos mandatos sempre foram participativos, e esse não será diferente. Vamos sempre convidar as entidades e a população para participar dos nossos encontros e debates. As sugestões e propostas que recebermos construirão as nossas pautas de lutas contra todos os retrocessos e em defesa dos direitos da população”, disse.
Dentre as inúmeras propostas e sugestões recebidas durante o planejamento, como também pelos canais de comunicação do vereador, a realização de audiências públicas para identificar os marcos culturais, a viabilização de recursos para a área da Cultura e tornar espaços públicos ociosos em praças para manifestação cultural, foram apontadas por representantes de movimentos culturais durante o evento, para que sejam defendidas na Câmara Municipal.
Lutar pelo retorno das disciplinas de história e geografia do Amazonas na rede municipal de Manaus e fiscalizar as péssimas estruturas das escolas municipais das áreas urbanas e rurais, foi a sugestão da professora Gleice Oliveira. “A defesa de uma escola de qualidade é defender um futuro de nossas famílias, de nossos filhos e netos”, destacou.
De acordo com líder comunitário do bairro de São Francisco, José Aldo Albuquerque, é necessário cobrar da Prefeitura ampliação de fiscalização nas feiras da cidade, por uma questão de segurança alimentar.
Na conclusão do planejamento, Zé Ricardo afirmou que acatará todas as propostas e sugestões, e que realizará um estudo para ver a melhor forma de executa-las. Ele destacou que seu mandato terá muita luta pela frente, sobretudo na fiscalização e cobrança da Prefeitura por políticas públicas efetivas que melhorem a vida da população de Manaus.
Foto: Divulgação