Zona Oeste de Manaus passará por série de interrupções de água nos próximos 90 dias
24 de agosto de 2021Os bairros São Jorge, Vila da Prata, Conjunto Jardim dos Barés e Conjunto Vitória Régia serão impactados.
As obras de modernização do sistema hidráulico São Jorge estão próximas da conclusão. Além do próprio São Jorge, o sistema também contempla a Vila da Prata e os conjuntos Jardim dos Barés e Vitória Régia, todos na zona Oeste de Manaus. Para finalizar as intervenções nos próximos 90 dias, a concessionária Águas de Manaus montou uma força-tarefa, que vai atuar na região a partir da próxima quarta-feira (25). Mais de 120 trechos de obras estão programados.
O pacote de melhorias inclui a implantação de mais de 2.100 mil metros de novas tubulações de água, mais de 500 normalizações de abastecimento e a implantação de equipamentos como válvulas reguladoras de pressão, registros e macromedidores de vazão.
Entre os principais benefícios, a modernização substituirá redes antigas, garantindo maior segurança aos moradores. O pacote de obras também trará melhorias como a redução do desperdício, controle de pressão e melhor distribuição de água tratada para a população. Com isso, o número de vazamentos e intervenções emergenciais na região vão reduzir consideravelmente. Mais de 40 mil moradores da região serão beneficiados.
Para Arone Bentes, superintendente da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), que é o órgão que atuará na intermediação do trabalho no São Jorge, a obra é de grande importância e deve servir como modelo para ser desenvolvido em outros bairros. “A Prefeitura de Manaus vai fiscalizar o andamento das intervenções e auxiliar a empresa no que for possível, desde o diálogo com a comunidade até a atuação nas intervenções. Esse pacote de ações trará inúmeros benefícios para os moradores da região”, disse.
PARADAS PROGRAMADAS – Para que as intervenções ocorram com segurança, serão necessárias algumas paralisações programadas no abastecimento de água do bairro. A primeira delas ocorre nesta quarta-feira (25), a partir das 9h. O trabalho deve durar 12 horas e a previsão é que o abastecimento seja recuperado nas 12 horas seguintes após a conclusão do serviço. Os bairros São Jorge, Vila da Prata, Conjunto Jardim dos Barés e Conjunto Vitória Régia serão impactados. A concessionária orienta os moradores da região a fazer o uso consciente da água tratada no período e, se possível, reservar água. Carros-pipa serão disponibilizados para atender situações prioritárias.
A Águas de Manaus vai informar, semanalmente, com o apoio das lideranças comunitárias, os pontos onde haverá intervenções, além de outras situações em que seja necessário interromper temporariamente o abastecimento.
“Vamos finalizar a modernização de redes no São Jorge, sempre informando a população com o apoio das lideranças comunitárias locais. Para implantar o pacote de melhorias fizemos uma série de estudos no sistema – uma das regiões mais antigas da cidade. Todo trabalho desenvolvido aqui visa beneficiar a população e a Prefeitura entendeu a importância e está nos auxiliando no processo”, disse o gerente de serviços, Felipe Poli.
Foto: Divulgação