16ª Semana da Pessoa com Deficiência:  Secretaria de Educação realiza abertura com lançamento de cadernos pedagógicos orientadores

16ª Semana da Pessoa com Deficiência:  Secretaria de Educação realiza abertura com lançamento de cadernos pedagógicos orientadores

22 de agosto de 2023 0 Por redação

A coletânea, que traz consigo abordagens essenciais para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Gerência de Atendimento Educacional Especial (Gaee), realizou, nesta segunda-feira (21/08), a abertura da 16ª Semana da Pessoa com Deficiência, que tem o objetivo de dialogar sobre a inclusão, especialmente na educação. 

Na ocasião, a Gaee também anunciou o lançamento de uma série de livros pedagógicos, com temáticas sobre legislações para pessoas com deficiência, especificidades de cada síndrome e caminhos educacionais para alunos, professores, pedagogos e gestores. 

No total, sete cadernos pedagógicos já estão prontos e chegarão, nos próximos dias, às coordenadorias distritais, regionais e nas quatro escolas especializadas aos estudantes com deficiência da rede estadual de ensino. A Gaee pretende, ainda, aumentar a coletânea, que contará com 12 livros.  O objetivo é esclarecer dúvidas e aumentar a literatura sobre o tema, conforme explicou a professora e gerente da Gaee, Hellen Prata. 

“Os materiais que produzimos nascem das conversas que temos rotineiramente com as equipes das escolas. Aprendemos na teoria, mas os relatos das experiências práticas são indispensáveis. Resumimos tudo nessa coletânea, que vem para ajudar a rotina de toda a nossa comunidade escolar”, ressaltou a gerente. 

Programação

A semana também contará com uma exposição de materiais pedagógicos adaptados para alunos com deficiência. Os conteúdos trabalham as disciplinas regulares por meio de experiências sensoriais específicas, mas inclusivas aos estudantes. Serão apresentados dez trabalhos de escolas representantes de todas as coordenadorias distritais da capital.

“O que realizamos aqui, hoje, vem da nossa vontade de entregar, a cada dia, um trabalho de excelência para esse público que precisa ser cuidado e respeitado. Aqui, hoje, enquanto representante da secretaria adjunta pedagógica, tenho orgulho de dizer que realizamos um trabalho de equipe integrado, entre gerências e escolas”, destacou a secretária executiva adjunta Pedagógica da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça. 

A 16ª Semana da Pessoa com Deficiência encerra as atividades na próxima sexta-feira (25/08), quando um grupo de estudantes da Educação Especial realizará apresentações musicais e teatrais na Praça da Polícia, no Centro de Manaus. O evento, que começa às 17h30, é gratuito e aberto ao público geral. 

Escolas especializadas

A rede estadual de ensino possui quatro escolas especializadas no atendimento aos alunos com deficiência. Nas unidades das Escolas Estaduais (EE) Augusto Carneiro, Diofanto Vieira Monteiro, Manoel Marçal de Araújo e Joanna Rodrigues Vieira, mais de 520 alunos são beneficiados. No total, em todas as escolas da rede estadual, conta a Educação Especial da rede estadual possui mais de 7,1 mil discentes como público-alvo. 

“A nossa escola (EE Manoel Marçal) vai receber um conteúdo específico sobre questões do nosso dia a dia. Tenho certeza que nossas equipes pedagógicas vão trabalhar com entusiasmo, porque o que buscamos é uma educação de qualidade”, compartilhou a gestora da EE Manoel Marçal de Araújo, Rosiane Monteiro.


Além do lançamento dos livros pedagógicos, a abertura da 16ª Semana da Pessoa com Deficiência também contou com uma roda de conversa com alunos, professores mediadores e pesquisadores. Todo o conteúdo foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), e pode ser conferido por meio do link https://bit.ly/SemanadaPessoaComDeficiencia.

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar