EVANGELHO DESTA SEGUNDA, 14 DE JULHO
14 de julho de 2025* Emerson Miranda é jornalista, radialista profissional, professor, mestre de cerimônia, ministro da Palavra, da Sagrada Comunhão e Celebrante da Igreja Católica. (Graduado em comunicação em rádio e TV pela Universidade Uninorte, Linciatura em História pela Universidade ÚNICA, Pós-Graduado em Comunicação em Marketing Empresarial pela Universidade Uninorte). Além de ser 3 vezes vencedor do prêmio de jornalismo do Amazonas.

EVANGELHO DO DIA
S. Mateus 10,34-11,1
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34 “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35 De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36 E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38 Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39 Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 40 Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41 Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42 Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1 Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.
REFLEXÃO
Queridos irmãos e irmãs, paz e bem!
Será erro de digitação? Jesus disse isto? Esse trecho pode confundir, mas não é incomum em Seus ensinamentos. O que Ele quer dizer? Promove divisão ou paz?
Devemos ler estas palavras à luz de todo o ensino de Jesus – amor, misericórdia, perdão e união. Aqui, Ele fala do efeito da Verdade: o Evangelho nos une a Deus e separa os que o rejeitam.
Nossa cultura defende o relativismo, onde a verdade varia. Porém, a Verdade de Deus é imutável, assim como Sua lei e a fé.
Esse trecho mostra que, ao abraçarmos a Verdade, até as famílias podem se dividir. Jesus foi rejeitado; assim também podemos ser. Reflita: aceita o Evangelho? Ore por união verdadeira.
Senhor, concede-me a sabedoria e a coragem necessárias para aceitar tudo o que revelaste. Ajuda-me a Te amar acima de todas as coisas e a aceitar quaisquer consequências de Te seguir.
Senhor, dá-me discernimento e força para acolher Tua revelação completa. Ensina-me a Te amar acima de tudo e a aceitar o que vier por Te seguir.
Jesus, confio em Ti.
Desça sobre nós a bênção do Deus Todo-Poderoso, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
* A reflexão do Evangelho do Dia é publicado neste Portal, de segunda a sexta-feira. No sábado e domingo, todos estão convidados a ir a uma igreja católica próximo da sua casa e participar da Santa Missa!
